Críticas e Contribuições aos Indicadores Usuais da Desindustrialização

Autores

  • José Alderir da Silva Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professor do Departamento de Economia da UFRN.
  • André Luís Cabral de Lourenço Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professor do Departamento de Economia da UFRN.

Palavras-chave:

Desindustrialização, Valor Adicionado, Emprego.

Resumo

Este paper tem por objetivo contribuir com o debate sobre o processo de desindustrialização na economia brasileira, enfatizando o equívoco ao analisar os dois indicadores usuais da desindustrialização, ou seja: as participações do valor adicionado industrial e do emprego em seus respectivos totais. O valor adicionado quando apresentado nesse debate é, com raras exceções, em termos de valor, de modo que as análises podem estar sendo influenciadas pelo movimento dos preços, não refletindo adequadamente o das quantidades, cuja captura seria fundamental para que as conclusões fossem mais precisas. No mesmo sentido, as fontes de emprego no Brasil apresentam algumas peculiaridades que também dificultam captar o processo de desindustrialização. Assim, o presente trabalho visa estreitar essas lacunas existentes no debate sobre o processo de desindustrialização da economia brasileira.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Silva, J. A. da, & Lourenço, A. L. C. de. (2016). Críticas e Contribuições aos Indicadores Usuais da Desindustrialização. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Economia Política, 27(1(49). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/20860

Edição

Seção

Artigos