Resenha do livro "HyperCities: thick mapping in the digital humanities", de Todd Presner, David Shepard e Yoh Kawano

Autores

  • Bruno Grandchamp Rodilha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2802-1930

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2019i19p147-150

Resumo

A cartografia, suas práticas e possibilidades temáticas, há tempos, se mostram como aliadas das ciências humanas em suas investigações, já que permitem a visualização transversal de informações em um dado território. O avanço técnico do fazer cartográfico bem como a onipresença das tecnologias virtuais vêm abrindo novos caminhos para tradicionais questionamentos das humanidades. É disso que parte o livro Hypercities: thick mapping in the digital humanities, publicado em 2014 pela editora da Universidade de Harvard, como parte das investigações do metaLAB, laboratório e estúdio de produção focado em experimentações tecnológicas relacionadas a artes e humanidades. A obra é assinada por três pesquisadores da UCLA (University of California Los Angeles) de áreas distintas: Todd Presner, que lidera a discussão no livro, é pioneiro no estudo de ciências humanas digitais (digital humanities), pesquisador de história das mídias e professor de línguas germânicas, literatura comparada e estudos judaicos na UCLA; David Shepard, professor e pesquisador de literatura comparada na mesma universidade; e Yoh Kawano, sociólogo e pesquisador.

Biografia do Autor

Bruno Grandchamp Rodilha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). CV Lattes: lattes.cnpq.br/3258313674430933.

Referências

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma filosofia da fotografia. São Paulo: É Realizações, 2018.

LEMOS, André. Mídia locativa e territórios informacionais. In: SANTAELLA, Lucia; ARANTES, Priscila (Orgs.). Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: EDUC, 2008.

PRESNER, Todd; SHEPARD, David; KAWANO, Yoh. Hypercities: thick mapping in the digital humanities. Cambridge: Harvard University, 2014.

SIMMEL, Georg. The philosophy of money. Abington: Routledge, 2004.

Downloads

Publicado

2019-05-15