Resenha dos livros: Tecnologias da informação e comunicação e suas relações com a agricultura, de Sílvia Massruhá et al. (eds.) e Agricultura de precisão, de Alberto Bernardi et al. (eds.)

Autores

  • Guilherme Augusto Vieira Universidade Salvador, Salvador, Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2019i20p126-131

Resumo

O segmento agrícola tem adotado paulatinamente novos processos de pré-produção, produção e pós-produção de alimentos que o habilitam a desenvolver e simular modelos de fenômenos complexos tanto na cultura de plantas quanto na produção animal e, especialmente, naquilo que tange as variabilidades climáticas, sanitárias, organolépticas, mercadológicas e, ainda, naquelas situações relacionadas à gestão da mão de obra. Fazem parte dessa mudança de paradigma as tecnologias relacionadas à Inteligência Artificial, à Internet das Coisas (IoT), às plataformas de computação na nuvem ou à Bioinformática. O que se observa no campo é um novo cenário que combina análise de dados, hardware, software e ferramentas de produção digitais que realizam a coleta, o armazenamento, a troca, o processamento e o manejo de todo tipo de informação e conhecimento rural.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Vieira, Universidade Salvador, Salvador, Bahia, Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (1987) , Especialização em Docência de Nível Superior pela ABEC/UNIBA 2001, Mestrado em Alimentos ,Nutrição e Saúde pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (2007), Doutorado em História das Ciências do programa de Pós-Graduação de Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Atualmente é professor e coordenador dos cursos da Plataforma EAD VeteAgroGestão,Membro do Conselho Editorial das Revistas Leite & Derivados e Revista Nacional da Carne. Coordenador Científico da Editora Prisma para Ciências Agrárias & Agronegócio.Autor dos livros: Como montar uma farmácia na fazenda;. O Agronegócio e a Produção Agropecuária. Foi Secretário Executivo da Associação Baiana de Avicultura; Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ead, agronegócio, veterinária, higiene, gestão agropecuária, produção e nutrição animal.

Referências

BUAINAIN, Antônio Márcio et al. (eds.). O mundo rural no Brasil do século 21: a formação de um novo padrão agrário e agrícola. Brasília: Embrapa, 2014.

SBIAGRO. Congresso Brasileiro de Agroinformática - SBIAgro, 11, 2017, Campinas, sp. Anais… Universidade Estadual de Campinas, 2017.

Downloads

Edição

Seção

Resenhas