Entrevista com Heloisa Candello

Autores

  • Diogo Cortiz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5875-8602
  • Heloisa Candello IBM, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2018i18p9-12

Resumo

Heloisa Candello é pesquisadora e designer de interação no laboratório IBM Research no Brasil. Tem experiência na condução de pesquisas qualitativas na coleta, desenho e avaliação de sistemas interativos. Na IBM, ela faz parte de projetos que pretendem melhorar a experiência de pessoas usando tecnologias interativas em contextos financeiros. Suas principais áreas de pesquisa são interação humana, semiótica, design de informação e metodologias de design centradas no usuário. Ela é PhD em Ciência da Computação, Tecnologias Interativas pela Universidade de Brighton, Reino Unido. Seu principal interesse de pesquisa era aplicar métodos de design para descobrir como as pessoas usam recursos multimídia em seus dispositivos móveis em contextos de patrimônio cultural. Antes de ingressar na IBM, Heloisa foi palestrante e pesquisadora em tecnologias de interação móvel. Atualmente, na IBM, Heloisa está liderando e conduzindo atividades de pesquisa de design para entender os contextos e as motivações das pessoas para usar tecnologias de conversação.

Biografia do Autor

Diogo Cortiz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutor e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com período de Doutorado Sanduíche na Universitè Paris 1 – Panthéon-Sorbonne. Pesquisador no Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br). Professor do Departamento de Computação da PUC-SP e coordenador do curso de Design na mesma instituição.

Heloisa Candello, IBM, São Paulo, São Paulo, Brasil

Heloisa Candello é pesquisadora e designer de interação no laboratório IBM Research no Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-05

Edição

Seção

Entrevistas