Por um modus operandi da gamificação aplicada
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-3585.2018i18p110-127Palavras-chave:
Games, Jogos digitais, Aplicativos, Interação (Games), Usuário (Games)Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de desenvolvimento de novos paradigmas de interação com o usuário (ux), baseadas na linguagem e na lógica de games. Esta proposta é baseada em uma oficina ministrada pelos autores no congresso ux Homegrown em Auckland, Nova Zelândia. Os participantes foram instigados a criar diretrizes para um aplicativo de localização de restaurantes, desviando-se dos paradigmas mais tradicionais e buscando a inovação, tendo como base cinco games previamente escolhidos. Foi proposta uma baseline para guiar a oficina e, a partir dela, apresentou-se os cinco games que foram usados como referências conceituais e estruturais: Alice: Madness Returns, The Unfinished Swan, The Cave, Limbo e Journey. Cada um dos games serviu como referência estética, conceitual e de montagem da mecânica dos aplicativos propostos. Após a proposição de cada game como modelo, os participantes foram instigados a criar novas funcionalidades para o aplicativo em que estavam trabalhando. As referências teóricas para este trabalho envolvem as teorias de interação do usuário, as teorias de game, a semiótica e os estudos de linguagem.
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