Por um modus operandi da gamificação aplicada

Autores

  • Janaina Oliveira Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Programa de Engenharia da Computação, Campinas, São Paulo, Brasil.
  • Luiz Carneiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2018i18p110-127

Palavras-chave:

Games, Jogos digitais, Aplicativos, Interação (Games), Usuário (Games)

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de desenvolvimento de novos paradigmas de interação com o usuário (ux), baseadas na linguagem e na lógica de games. Esta proposta é baseada em uma oficina ministrada pelos autores no congresso ux Homegrown em Auckland, Nova Zelândia. Os participantes foram instigados a criar diretrizes para um aplicativo de localização de restaurantes, desviando-se dos paradigmas mais tradicionais e buscando a inovação, tendo como base cinco games previamente escolhidos. Foi proposta uma baseline para guiar a oficina e, a partir dela, apresentou-se os cinco games que foram usados como referências conceituais e estruturais: Alice: Madness Returns, The Unfinished Swan, The Cave, Limbo e Journey. Cada um dos games serviu como referência estética, conceitual e de montagem da mecânica dos aplicativos propostos. Após a proposição de cada game como modelo, os participantes foram instigados a criar novas funcionalidades para o aplicativo em que estavam trabalhando. As referências teóricas para este trabalho envolvem as teorias de interação do usuário, as teorias de game, a semiótica e os estudos de linguagem.

Biografia do Autor

Janaina Oliveira, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Programa de Engenharia da Computação, Campinas, São Paulo, Brasil.

Janaina Oliveira é graduada em Engenharia da Computação e tem mestrado e doutorado na área da experiência do usuário. Atua há mais de 17 anos gerando conceitos, projetando e produzindo serviços, produtos e aplicações para mobile, web e mídias sociais.

Luiz Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Luiz Carneiro é mestre em Comunicação e Semiótica e especialista em narrativas, roteiro, novas mídias e games. Atua também como designer de jogos de tabuleiro para treinamentos corporativos e acadêmicos. É especialista em educação de jovens e em projetos diferenciados de ensino.

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Publicado

2018-12-05