A superinteligência de Bostrom

Autores

  • Alexandre Quaresma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2018i18p131-151

Palavras-chave:

Inteligências Artificiais, Superinteligência, Nick Bostrom, Crítica da tecnologia

Resumo

O artigo é uma resenha crítica do livro Superinteligência de Nick Bostrom. O seu tema são as inteligências artificiais (IA). O autor trata não só de máquinas, androides e robôs que fazem coisas como nós, mas também de uma época futura não muito longínqua em que elas nos superarão em praticamente tudo, deixando-nos para trás na corrida evolutiva. O assunto é, sem dúvida, controverso. Pode-se afirmar que tal cenário é impossível. Todavia – ao contrário do que possa parecer – a mera hipótese de haver uma inteligência extraordinária e superior leva não só a potencialidades benéficas para as sociedades, mas também a preocupações significativas em relação a essas mesmas sociedades. É significativo que falamos aqui de uma “explosão” de inteligência.

Biografia do Autor

Alexandre Quaresma, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Alexandre Quaresma é escritor ensaísta e filósofo brasileiro, pesquisador de tecnologias e consequências socioambientais, com especial interesse na crítica da tecnologia. Autor dos livros Humano-Pós-Humano – Bioética, conflitos e dilemas da Pós-modernidade (2014); Engenharia genética e suas implicações (org.), (2014); Nanotecnologias: Zênite ou Nadir? (2011); e Artificial Intelligences – Essays on Inorganic and Non-biological Systems (org.), (2018).

Referências

BOSTROM, Nick. Superinteligência: caminhos, perigos e estratégias para um novo mundo. Rio de Janeiro: DarkSide Books, (2014) 2018.

HARARI, Yuval Noah. De animales a dioses. Buenos Aires: Debate, (2013) 2016a.

HARARI, Yuval Noah. Homo deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, (2015) 2016b.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora puc-Rio, (1979) 2006.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora unesp, (1998) 2000.

MORIN, Edgar. O método 2: a vida da vida. Porto Alegre: Sulina/Meridional, (2001) 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-05