O protagonismo dos algoritmos de Inteligência Artificial: observações sobre a sociedade de dados

Autores

  • Dora Kaufman Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2018i17p44-58

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Tecnologias, Sociedade de dados

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) está presente no nosso cotidiano: nos algoritmos de busca do Google, na recomendação de filmes e música do Netflix e Spotify, nas redes sociais, no Waze, nos assistentes pessoais, nos videogames, nos sistemas de vigilância e segurança, e mais em um conjunto de benesses que facilitam a vida do século XXI. Proliferam impactos negativos à serem compreendidos e equacionados. Multiplicam-se iniciativas de proteção com foco na transparência dos modelos matemáticos, e no uso dos dados. Em paralelo, as tecnologias de IA transformam a economia (migração do capitalismo financeiro para o capitalismo de dados), e as empresas (no mínimo, impactando custo e eficiência). Essas e outras questões serão abordadas no artigo.

Biografia do Autor

Dora Kaufman, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Pós-doutoranda pelo TIDD/PUC-SP, pós-doutora pela COPPE-UFRJ, doutora ECA-USP com período na Université Paris – Sorbonne IV. Pesquisadora visitante e palestrante no Computer Science Department, Courant Institute of Mathematical Sciences, NYU (2009, 2010), e no Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society, Berlim (2015). Pesquisadora do Atopos ECA/USP (desde 2011), participa do Grupo de Estudos em Inteligência Artificial do Instituto de Estudos Avançados da USP.

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Publicado

2018-05-29