Homo Deus: uma breve história do amanhã

Autores

  • Rodrigo Petronio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2018i17p146-156

Resumo

Yuval Noah Harari é fenômeno dos mais interessantes da produção intelectual contemporânea. Doutor por Oxford e professor da Universidade de Jerusalém, o autor de "Sapiens: uma breve história da humanidade", um dos maiores best-seller de divulgação de ciência da atualidade, não deixa de provocar algumas experiências intelectuais contraintuitivas, mesmo para os scholars mais exigentes e os leitores especializados. E, em alguma medida, vai além: propõe algumas teses que podemos considerar como ousadas e mesmo originais tanto no âmbito da bioantropologia quanto na área de historiografia e da filosofia contemporânea. A partir de uma escrita que narra o passado e o futuro do sapiens sob a forma de storytelling, Harari não poupa expor suas intuições polêmicas e abordar temas de extrema complexidade, como a ontogênese da consciência e o impacto da especiação iminente, quando o sapiens deve se bifurcar em um novo hominídeo.

Biografia do Autor

Rodrigo Petronio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Rodrigo Petronio é escritor e filósofo, autor e organizador de diversos livros. Professor Titular da FAAP e pesquisador de pósdoutorado no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD | PUC-SP), sob supervisão de Lucia Santaella.

Downloads

Publicado

2018-05-29