Entrevista com Edméa Oliveira dos Santos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2017i16p10-28

Resumo

Edméa Oliveira dos Santos é Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutorada em Educação pela UFBA. Tem pós-doutorado em e-learning e EaD pela UAB-PT, atua como professora adjunto da Faculdade de Educação da UERJ. Faz parte do PROPED – Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa: “Cotidianos, redes educativas e processos culturais”. É líder do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 “Educação e Comunicação” da ANPED, membro da diretoria (vice-presidente na atual gestão 2018-2020) do Conselho Científico Deliberativo e da ABCIBER – Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Também é chefe da linha de pesquisa “Cotidianos, redes educativas e processos culturais” do PROPED/UERJ. É atuante na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores.

Biografia do Autor

Werley Carlos de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Pós-doutorando em Educação pela UNIFESP, doutor e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos, graduado em Criação e Desenvolvimento de WebSites pela Universidade Anhembi-Morumbi, pós-graduado em Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação pela Faculdade Impacta, possui especialização Gestão de Projetos pela Fundação Vanzoline. Trabalha no Sesc SP, na área de Educação Corporativa com implantação de Ambiente Virtual de Aprendizagem, desenvolvimento de cursos nos formatos presencial e a distância. Desenvolve atividades com AVA Moodle, Saba e Flashmeeting da Open University. Experiência em formação on-line. O interesse em pesquisa é formação online, educação a distância, gestão escolar e tecnologia, aprendizagem em ambientes virtuais (AVA), interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e pensamento complexo.

Edméa Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa "Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Durante o período de 2007 a 2018, foi professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ) (onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais". Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação , vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD.

Downloads

Publicado

2018-03-15