Modelo 70 20 10 e o microlearning: alternativas para problemas modernos na educação corporativa
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-3585.2017i16p39-53Palavras-chave:
Microlearning, Modelo 70 20 10, Educação corporativa, Aprendizagem modernaResumo
A neurociência na aprendizagem mostra que quando o cérebro humano aprende algo novo, precisa de tempo para sedimentação destes novos conhecimentos3 – o que se faz utilizando uma combinação de pensamentos em modos difuso e focado4 , permitindo a real apropriação do aprendizado, transportando-o para a memória de longo prazo. O profissional que encontramos no mercado de trabalho atual, mais concentradamente em grandes empresas, tem que lidar com a escassez de tempo tanto para aquisição de novos conhecimentos, quanto para fixação: convive com uma enxurrada de informações e pouco ou quase nenhum espaço para a reflexão e consequente apropriação dos novos conhecimentos. De fato, profissionais relatam ter apenas 1% do tempo semanal disponível para dedicação ao aprendizado5 , aqui entendido como formal (cursos ou treinamentos). Dentre os desafios na perspectiva das corporações, inclui-se garantir que sua base de profissionais esteja informada e preparada em tempo hábil para competir. Com o dinamismo dos negócios, as informações se tornam obsoletas com rapidez, resultado da grande volatilidade dos mercados modernos, impactando a credibilidade das informações que circulam formal e informalmente, bem como a capacidade de resposta ágil e precisa. Centrados neste problema – profissionais com menos tempo disponível para aprendizagem, e empresas com necessidade de dar escala e agilidade aos seus programas de educação corporativa – é que exploramos aqui como a combinação do modelo 70 20 10 e o microlearning, podem significar uma alternativa de solução.
Referências
ARETS, Jos; JENNINGS, Charles; HEIJNEN, Vivian.70 20 10 Towards to 100% performance. Maastricht, NL: Sutler Media, 2016.
GABRIELLI, S.; KIMANI, S.; CATARCI, T. The design of microlearning experiences: a research agenda. In: HUG, T.; LINDNER, M.; BRUCK, P. A. (Ed.). Microlearning: emerging concepts, practices and technologies after e-learning. Proceedings of Microlearning Conference 2005: learning & working in new media. Innsbruck, Austria: Innsbruck University Press, 2006. p. 45-53.
LINDEMAN, Eduard C. The meaning of Adult Education. New York, EUA. New Republic, Inc., 1926. Photocopy from University Microfilms, 1970. Kindle Edition, 2015.
PIAGET, Jean. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1975 [1959].
SIEMENS, George. Palestra conferida durante o Ciclo de Conferencias Internacionales de Educación y Tecnología. Realizado por Fundación Telefónica (EducaRed), em Buenos Aires, de setembro, 2012. Disponível em: youtube.com/watch?v=V3LUFOjR17M . Acesso em: 22 jul. 2017.
SIEMENS, George. Conectivismo: uma teoria de aprendizagem para a idade digital. 2004. Disponível em: usuarios.upf.br/~teixeira/livros/conectivismo%5Bsiemens%5D.pdf. Acesso em: 10 dez. 2017.
SIEMENS, George. A informação torna-se conhecimento através das conexões. 2010. Disponível em: educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=15196&langid=1. Acesso em: 10 nov. 2017.
STOLOVITCH, H.; KEEPS E. Informar não é treinamento. Rio de Janeiro: Qualimark, ASTD Press, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Marissol Melo Alves; Claudio Fernando Andre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo de acordo com a licença CC BY 4.0, em conformidade com a definição de acesso público do Directory of Open Access Journals (DOAJ).
Ao submeter um texto à TECCOGS, os autores asseguram que o material submetido à avaliação e eventual publicação não infringe de modo algum qualquer direito proprietário ou copyright de outros. Com a submissão, o autor transfere em efetivo os direitos de publicação do artigo para a TECCOGS. A transferência de copyright cobre os direitos exclusivos de publicação e distribuição do artigo, incluindo reimpressões ou quaisquer outras reproduções de natureza similar, além de traduções. Os autores mantém o direito de usar todo ou partes deste texto em trabalhos futuros de sua autoria e de conceder ou recusar a permissão a terceiros para republicar todo ou partes do texto ou de suas traduções. Para republicar números da revista na íntegra, qualquer interessado precisa obter permissão por escrito tanto dos autores como também dos editores da TECCOGS. A TECCOGS por si só pode conceder direitos relativos a emissões de periódicos como um todo.
Imagens com direitos autorais pertencentes a terceiros, que não foram concedidos ao autor do texto, devem ser utilizadas somente quando necessárias à análise e ao argumento da pesquisa, sempre indicando as respectivas fontes e autoria. A TECCOGS dispensa o uso de imagens meramente ilustrativas. Se desejar ilustrar um conceito, o autor deve indicar, em forma de URL ou referência bibliográfica, uma referência em que a ilustração esteja disponível.
---------------------------------------------------------------------------------
This journal offers free immediate access to its content under CC BY 4.0, in accordance with Directory of Open Access Journals' (DOAJ) definition of Open Acess.
When submitting a text to TECCOGS, authors ensure that the material submitted for evaluation and eventual publication does not infringe any proprietary right or copyright. Upon submission, authors effectively transfer the publication rights of the article to TECCOGS. The copyright transfer covers the exclusive rights of publication and distribution of the article, including reprints or any other reproduction of similar nature, in addition to translations. Authors retain the right to use all or parts of the text in future works of their own, as well as to grant or refuse permission to third parties to republish all or parts of the text or its translations. In order to fully republish issues of the magazine, anyone interested must obtain written permission from both the authors and the editors of TECCOGS. TECCOGS alone can grant rights relating to issues of journals as a whole.
Images whose copyright belongs to third parties that have not been granted to the author of the text should be used only when essential for the analysis and argument, always indicating theirs respective sources and authorship. TECCOGS dismisses any use of merely illustrative images. To illustrate a concept, the author must indicate, in the form of a URL or bibliographic reference, a source in which the illustration is available.