Formação pedagógica via EaD e o desenvolvimento profissional de um professor formador: um estudo de caso

Autores

  • Maria Antonieta Alba Celani Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Rosinda de Castro Guerra Ramos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Maria Aparecida Gazotti-Vallim Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2017i16p54-68

Palavras-chave:

Formação de professores crítico-reflexivos, Formação de formadores em EaD, Curso semipresencial

Resumo

Este artigo visa a examinar a contribuição da experiência de uma professora em um curso semipresencial de formação continuada para o seu desenvolvimento como professora formadora de professores crítico-reflexivos na modalidade EaD. O curso em foco objetiva formar docentes de disciplinas técnicas do Ensino Profissional de Nível Médio de modo a atuarem de forma autônoma, crítica, criativa e participativa com vistas a construir uma sociedade democrática. Este é oferecido por uma instituição federal no munícipio de São Paulo. A professora participante assumiu os papéis tanto de professora formadora quanto de tutora virtual durante a implementação da primeira turma do curso, em 2012, foco deste estudo. Os dados, analisados utilizando a técnica de Análise de Conteúdo, são oriundos de um relato retrospectivo, uma entrevista semiestruturada e um questionário disponibilizado online no formato de formulário do Google. A partir dessa análise observou-se que a participante manteve suas convicções acerca do que é ser um professor crítico-reflexivo e de como essa formação deve acontecer, independentemente de ocorrer em um ambiente presencial ou a distância; foi capaz de transpor o conceito de reflexão crítica para o materialdidático e nas a ulas presenciais; refletiu sobre sua ação ao se autoavaliar e implementar novas ações em situações posteriores e percebeu a necessidade de repensar crenças sobre as características de um curso em EaD.

Biografia do Autor

Maria Antonieta Alba Celani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Possui Licenciatura em Letras Anglo Germânicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1946), doutorado em Letras Anglo Germânicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1960) e Especialização na Universidade de Londres e na Universidade de Michigan. Atualmente é Professora Titular Emérita da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faz parte do corpo editorial dos periódicos the ESPecialist, DELTA, Trabalhos em Lingüística Aplicada e Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em formação de docentes, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de inglês, escola publica, desenvolvimento de professores e formação reflexiva, relação teoria e prática. Foi fundadora do primeiro Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada do país, em 1970. Coordenou o Projeto Nacional Ensino de Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras (1980-1989) e atualmente coordena o Programa Formação Contínua do Professor de Inglês, uma parceria entre a Associação Cultura Inglesa São Paulo, a PUC-SP e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e a Secretara de Educação do Município de São Paulo.

Rosinda de Castro Guerra Ramos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Graduada em Letras (Português, Inglês e Alemão) pela Universidade de São Paulo (1974). Tem Mestrado (1988) e Doutorado (1997) em Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas pela PUC-SP. Foi professora titular da PUC-SP (1886-2014), docente e pesquisadora no Programa de Lingüística Aplicada e Estudos de Linguagem (LAEL) e Departamento de Inglês. Foi coordenadora do CEPRIL - Centro de Recursos, Pesquisas e Informação em Leitura, na PUC-SP (1986-2000). Foi professora visitante junto ao Departamento de Letras (inglês) da Universidade Federal de São Paulo (2015-2017). Trabalha na área de Línguas para Fins Específicos desde 1982, como consultora, pesquisadora, designer e professora de cursos e formadora de professores para atuarem na área.

Maria Aparecida Gazotti-Vallim, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Letras - Habilitação Tradutor Intérprete pela Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas, mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - Linha: Linguagem, Tecnologia e Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora de língua inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo, no qual também atuou como coordenadora do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio - Modalidade EaD e diretora pedagógica da Diretoria de Educação a Distância da instituição, ligada à Pró-reitoria de Ensino. Foi professora de Língua Inglesa na FATEC Ipiranga; professora autônoma/convidada nos cursos de Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-aprendizagem de Inglês na Escola Pública e de extensão: Inglês Instrumental: Leitura para Fins Acadêmicos e Inglês Instrumental: Formação Online de Professores da COGEAE, PUC-SP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Linguagem, Tecnologia e Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: análise de necessidades, design de cursos de inglês e português para fins específicos (instrumental); Business English, elaboração d e material didático a partir do conceito de gêneros textuais, ensino-aprendizagem de inglês geral , formação de professores de língua estrangeira, traduções e revisões de textos acadêmicos e técnicos.

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Publicado

2018-03-15