Blended learning baseado na inteligência coletiva: análise de um caso de formação judiciária

Autores

  • José Erigleidson Silva Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7188-1296

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2017i16p69-86

Palavras-chave:

Blended learning, Inteligência coletiva, Hibridismo

Resumo

A proposta desta pesquisa de campo de caráter qualitativo é analisar a ação de operadores da inteligência coletiva no blended learning no âmbito da educação de adultos em contexto corporativo, mais especificamente na formação judiciária, na Escola Judicial do TRT de São Paulo. O foco da análise, durante o curso: “Cultura Digital: Trabalho, Tecnologias, Cognição e Aprendizagem”, ministrado pelo pesquisador, foi encontrar evidências de que o blended learning, em sinergia com os operadores, tenha favorecido a emergência da inteligência coletiva e contribuído para a aprendizagem dos 13 participantes durante 4 semanas. O curso com desenho híbrido teve o ambiente de aprendizagem virtual Moodle para os momentos de interação online e as interações realizadas foram analisadas para entender se os efeitos dos operadores da inteligência coletiva, em uma sala de aula blended, são efetivos na mobilização da inteligência coletiva e se afetam positivamente a aprendizagem. Para responder ao problema posto, o aporte teórico interdisciplinar traz as questões culturais e educacionais no contexto da educação corporativa apoiada pela mediação das multimídias entendidas a partir dos conceitos de inteligência coletiva, formulado por Pierre Lévy, e do socioconstrutivismo, desenvolvido por Lev Vygotsky.

Biografia do Autor

José Erigleidson Silva, Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP), linha de Pesquisas "Aprendizagem e Semiótica Cognitiva". Pós-graduação em Design Instrucional para EaD Online pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente é professor nos cursos de pós-graduação em Gestão Educacional e Escolar (PUC-SP) e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação (PUC-SP). Coordenador de EaD na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Foi Secretário Executivo do Comitê de Educação a Distância do Sistema Integrado de Formação de Magistrados do Trabalho (SIFMT) e membro do Comitê de Educação a Distância e Autoinstrução da Justiça do Trabalho de Primeiro e Segundo graus. Tem experiência gestão da EaD, formação de educadores para uso de novas tecnologias, formação de professores para EaD, design instrucional. Temas de interesse: Educação a Distância, blended learning, formação judiciária, tecnologia educacional, cibercultura e processos de ensino aprendizagem, inteligência coletiva e aprendizagem, inteligência coletiva e gestão pessoal e coletiva de conhecimento.

Referências

BIELACZYC, Katerine; COLLINS, Allan. Learning Communities in Classrooms: A Reconceptualization of Educational Practice. In: REIGELUTH, Charles M., Instructional-Design Theories and Models: A new paradigm of instructional theory, Vol. 2. Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates, 1999.

BRETON, Philippe. História da informática. São Paulo: Unesp, 1991.

CANCLINI, Nestor Garcia. Cultura híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade.4ª Ed., 7ª reimpressão. São Paulo: Edusp, 2015.

CAVALCANTI, Marcos; NEPOMUCENO, Carlos. O conhecimento em rede: como implantar projetos de inteligência coletiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

COUTINHO, Clara Pereira. Prefácio. In: MONTEIRO, Angélica; MOREIRA et al. Blended learning em contexto educativo: perspectivas teóricas e práticas de investigação. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2014.

GREGORY, Richard. Vendo a Inteligência. In: KHALFA, Jean. A natureza da inteligência. São Paulo: Editora UNESP, 1996.

HESSEL, Ana Di Grado; SILVA, José Erigleidson. A Inteligência Coletiva e Conhecimento Aberto: relação retroativa recursiva. In: OKADA, Alexandra (Org.). Recursos educacionais abertos e redes sociais. São Luís: EDUEMA, 2013.

HORN, B. Michael; STAKER, Heather. Blended learning: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância.2ª ed. São Paulo: Papirus, 2004.

LÉVY, Pierre. Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 4ªed, 2003.LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 3ª ed., 2007.

LENCASTRE, José Alberto. A evolução de um conceito. In: MONTEIRO, Angélica; MOREIRA et al. Blended learning em contexto educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2014.

MALONE, Thomas W.; LAUBACHER, Robert; DELLAROCAS, Chrysanthos. Harnessing Crowds: Mapping the genome of collective intelligence, 2009. Disponível em: papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1381502. Acesso em: 5 nov. 2017

MONTEIRO, Angélica; MOREIRA, J. António. O blended learning e a integração de sujeitos, tecnologias, modelos e estratégias de ensino-aprendizagem. In: MONTEIRO, Angélica et al. Blended learning em contexto educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2014.

NEGROPONTE, Nicholas. Vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.

SILVA, José Erigleidson. Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem. 2010. 202 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

VYGOTSKY, Lev. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2018-03-15