Narrativas de experiências do processo formativo em um curso de pedagogia EaD: constituir-se professor
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-3585.2017i16p87-102Palavras-chave:
Narrativas escolares, Ressignificação da experiência, Formação docente, Estágio supervisionadoResumo
As muitas urgências das salas de aula, especialmente quando focalizamos a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental I, trazem-nos a inquietante certeza de que ainda há muito que refletir, discutir, planejar e, claro, muito que fazer pela Educação em nosso país. São muitas as veredas que se desenham em nossos horizontes. Para uma perspectiva mais exitosa, exige-se a pluralidade. Nesta pesquisa, entende-se que o ensino superior corresponde a uma dessas veredas, notadamente quando se ocupa da formação de professores para a educação básica. Nossas atenções se voltaram aos cursos de pedagogia oferecidos na modalidade a distância, com o objetivo de comprovar que essa formação em ambiente virtual não subtrai ao futuro professor as mesmas condições de ensino-aprendizagem do ensino tradicional, validando as ferramentas inerentes às tecnologias digitais de informação e comunicação. Para tanto, nossos estudos se alicerçaram em Josso (2004, 2010), Azevedo e Passegi (2016), que norteiam a investigação científica em Educação – em especial, na EaD – a partir de uma abordagem hermenêutico-fenomenológica, pautada em Freire (2012), sempre com alusão às contribuições de diversos autores que também se debruçaram sobre temáticas análogas, como Delory-Momberger (2008, 2012, 2014),Ferrarotti (2010, 2014), entre tantos outros. O material de análise foi constituído de fontes autobiográficas, produzido por participantes que estavam prestes a concluir sua graduação e traziam, para suas narrativas, as reminiscências de seus primeiros anos escolares, as influências dos professores com os quais se depararam ao longo das jornadas acadêmicas e, em especial, suas vivências durante os estágios supervisionados. Dessas narrativas emergiram temas que viabilizaram interpretações, permitindo reflexões a respeito de seus vínculos com a profissão escolhida, incidindo sobre as expectativas de cada participante, passando por suas reminiscências e por seus sentimentos de ansiedade e afetividade, além das demonstrações de pertencimento em relação à profissão escolhida, desvelando um percurso formativo determinante para o processo de constituir-se como docente.
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