Narrativas de experiências do processo formativo em um curso de pedagogia EaD: constituir-se professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2017i16p87-102

Palavras-chave:

Narrativas escolares, Ressignificação da experiência, Formação docente, Estágio supervisionado

Resumo

As muitas urgências das salas de aula, especialmente quando focalizamos a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental I, trazem-nos a inquietante certeza de que ainda há muito que refletir, discutir, planejar e, claro, muito que fazer pela Educação em nosso país. São muitas as veredas que se desenham em nossos horizontes. Para uma perspectiva mais exitosa, exige-se a pluralidade. Nesta pesquisa, entende-se que o ensino superior corresponde a uma dessas veredas, notadamente quando se ocupa da formação de professores para a educação básica. Nossas atenções se voltaram aos cursos de pedagogia oferecidos na modalidade a distância, com o objetivo de comprovar que essa formação em ambiente virtual não subtrai ao futuro professor as mesmas condições de ensino-aprendizagem do ensino tradicional, validando as ferramentas inerentes às tecnologias digitais de informação e comunicação. Para tanto, nossos estudos se alicerçaram em Josso (2004, 2010), Azevedo e Passegi (2016), que norteiam a investigação científica em Educação – em especial, na EaD – a partir de uma abordagem hermenêutico-fenomenológica, pautada em Freire (2012), sempre com alusão às contribuições de diversos autores que também  se debruçaram sobre temáticas análogas, como Delory-Momberger (2008, 2012, 2014),Ferrarotti (2010, 2014), entre tantos outros. O material de análise foi constituído de fontes autobiográficas, produzido por participantes que estavam prestes a concluir sua graduação e traziam, para suas narrativas, as reminiscências de seus primeiros anos escolares, as influências dos professores com os quais se depararam ao longo das jornadas acadêmicas e, em especial, suas vivências durante os estágios supervisionados. Dessas narrativas emergiram temas que viabilizaram interpretações, permitindo reflexões a respeito de seus vínculos com a profissão escolhida, incidindo sobre as expectativas de cada participante, passando por suas reminiscências e por seus sentimentos de ansiedade e afetividade, além das demonstrações de pertencimento em relação à profissão escolhida, desvelando um percurso formativo determinante para o processo de constituir-se como docente.

Biografia do Autor

Denise de Almeida Ostler, Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil.

Doutorado em Educação - Universidade Metodista de São Paulo; Mestrado em Semiótica, Tecnologia de Informação e Educação; Especialista em Magistério do Ensino Superior- PUC-SP Especialista Gestão Escolar- PUC-SP Especialista em Psicopedagogia- Universidade de Santos Especialista em Educação Infantil- FALC-SP Graduação Em Direito -Universidade Braz Cubas- SP Graduação em Letras -Universidade Braz Cubas-SP Graduação em Pedagogia - Universidade Nove de Julho SP Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/ Ministério da Educação (INEP/MEC). Consultora do Conselho Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. Produtora de Material Didático para o Ensino Fundamental e para Cursos de Graduação. Coordenadora de Cursos e Professora Universitária tem experiência na área de Educação com ênfase em Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Integral, Inovação, Formação Docente, Alfabetização, Ensino Superior e refletindo sobre as necessidades Educacionais dos alunos. 

Adriana Barroso de Azevedo, Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015), doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993). Pró-Reitora de Pós Graduação e Pesquisa e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Foi Pró-Reitora de Educação a Distância da UMESP. Coordena o Grupo de pesquisas Formação docente e uso de Tecnologias digitais de informação e comunicação (CNPQ). É pesquisadora e docente na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: narrativas docentes, educação e tecnologia, educação a distância, tecnologias na educação, educação e comunicação, formação de professores, pesquisa narrativa. É avaliadora do INEP/MEC e também avaliadora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de cursos de graduação. Conselheira no Conselho Municipal de Educação de São Bernardo do Campo/SP e membro da Comissão do Conselho Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, responsável pelo monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação.

Referências

ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. São Paulo: ABED, 2011.

ARAÚJO, Bohumila; FREITAS, Katia Siqueira de. Educação a distância no contexto brasileiro: algumas experiências da UFBA. Salvador: ISP/UFBA, 2005.

AZEVEDO, Adriana Barroso; PASSEGGI, Maria Conceição. Narrativas das experiências docentes com o uso de tecnologias da educação. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2016.

AZEVEDO, Adriana Barroso. Orientação didático-pedagógica em cursos a distância. Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2008.

AZEVEDO, José Carlos de Almeida. Os primórdios da EAD no ensino superior brasileiro. In: LITTO, Fredic Michael; FORMIGA, Marcos (Orgs.).Educação a distância: o estado da arte. 2 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012, v. 2.

BAHIA, Norinês Panicacci. Curso de pedagogia presencial e a distância: marcas históricas e tendências atuais. International Studies on Law and Education, 10,jan-abr, CEMOrOC-Feusp/ IJI-Univ.do Porto, Portugal, 2012.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Coords.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

JOSSO, Marie-Christine. História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. In: Educação e pesquisa, v.25, n.2, jul./dez. 1999.

KIPNIS, Bernardo. Educação superior a distância no Brasil: tendências e perspectivas. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Marcos (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

MASETTO, Marcos. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica.21 ed. São Paulo: Papirus, 2013.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 6 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

MUGNOL, Márcio. A educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos. In: Diálogos de educação. Curitiba, 2009, mai./ago., v. 9, n. 27, p. 335-349.

NUNES, Ivônio Barros. A história da EaD no mundo. In: LITTO, Fredic Michael; FORMIGA, Marcos (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Porto Alegre: Educação, 2011.

PEREIRA, José Emílio Diniz. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, 1996, jul./dez., v. 22, n° 2, p. 72-89.

PINEAU, G.; LEGRAND, J. L. As histórias de vida. Natal: EDUFRN, 2012.PLACCO, Vera Maria (Org.). Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. Tese. Doutorado em Educação. Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA, 2004.

ZANELLI, José Carlos. Prefácio. In: PARENTE, Cláudia da Mota Darós; VALLE, Luiza E. L.; MATTOS, Maria J. V. (Orgs.). A formação de professores e seus desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Porto Alegre: Penso, 2015.

Downloads

Publicado

2018-03-15