Bases conceituais e tecnológicas para a modelagem de megadados em Humanidades Digitais: um estudo de caso em corpora textuais de história da ciência

Autores

  • Ana Maria Alfonso-Goldfarb Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5045-8736
  • José Luiz Goldfarb Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2430-3228
  • Márcia Helena Mendes Ferraz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1090-8963
  • Odécio Souza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2020i21p25-43

Palavras-chave:

História da ciência, Humanidades Digitais, Organização e classificação do conhecimento, Corpora textuais, Modelagem e mineração de dados, Linguística computacional

Resumo

O intenso trabalho de digitalização realizado desde os anos 90 disponibilizou vastíssimos corpora textuais, inclusive para acesso remoto. Mais recentemente, novos recursos informáticos vêm fornecendo possibilidades inéditas de estudos teóricos, contemplando, também, a modelagem de megadados para organização e classificação dos conhecimentos. O presente estudo de caso se inscreve num marco maior de cooperação internacional, destinado a tornar mais efetiva a pesquisa e o trabalho documental em história da ciência. Especificamente, seu objetivo é elaborar ferramentas que permitam a localização e reconhecimento de conceitos comuns a grupos de textos pertences a grandes bases de dados em e para a história da ciência, assim como a sua mudança em função do tempo,

Biografia do Autor

Ana Maria Alfonso-Goldfarb, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Ana Maria Alfonso-Goldfarb é Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência/ PUC-SP que ajudou a criar e do qual foi coordenadora durante várias gestões. Possui formação inicial em Física (UFSCar), Mestrado em Filosofia e História da Ciência (McGill Univ., Canadá), Doutorado em História (com tese em História da Ciência - USP), Pós-doutorados e estágios de pesquisa e trabalho em centros europeus e americanos, sendo, desde 2005, Honorary Research Fellow do University College London. Foi fundadora e é Coordenadora do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência / PUC-SP, onde tem liderado equipes e grandes projetos de pesquisa, além de uma extensa rede de intercâmbios. Tem experiência na área de História da Ciência e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Ciência e da Tecnologia, Política Científica, História da Química, Origens da Ciência Moderna e Ciência Medieval Árabe. Atualmente sua pesquisa está centrada na história das teorias da matéria, com foco especial na ciência inglesa do século XVII e na organização e árvores do conhecimento. Orientou e supervisionou mais de 60 trabalhos de pós-graduação entre Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, resultando em várias publicações, prêmios e demais distinções. Sua produção acadêmica é composta por mais de uma centena de publicações entre artigos em periódicos científicos, livros e capítulos de livros. É membro de várias comissões científicas nacionais e internacionais, assim como parecerista de agências de fomento e periódicos científicos. Recebeu a Medalha Simão Mathias, outorgada pela Sociedade Brasileira de Química.

José Luiz Goldfarb, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência - McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor e membro do Conselho da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. É também Diretor de Cultura Judaica da Associação Brasileira 'A Hebraica' de São Paulo e diretor do KKL Brasil. É membro do Conselho Deliberativo da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo, coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. É também Membro Honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e ciência no século XVII, influências herméticas em Isaac Newton, ciência e religião, história da ciência no Brasil; bibliotecas públicas, políticas públicas de promoção do livro e da leitura, judaísmo, cinema, e elaboração, produção, viabilização e implantação de projetos e eventos culturais, e gestão de presença em redes sociais.

Márcia Helena Mendes Ferraz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Márcia H. M. Ferraz é Professora e Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC/SP, do qual já foi coordenadora em duas gestões anteriores. Possui graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), com dissertação e tese em história da ciência. É vice-coordenadora do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência da PUC/SP e, desde 2005, Honorary Research Fellow, Science and Techology Studies, University College London. Orientou cerca de 50 dissertações de Mestrado e cerca de 20 teses de Doutorado. É pesquisadora principal dos sucessivos Projetos Temáticos FAPESP desenvolvidos junto ao CESIMA, sob a coordenação de A.M. Alfonso-Goldfarb desde 2000, publicou dezenas de trabalhos entre artigos em periódicos renomados, capítulos de livros e livros (tendo recebido o prêmio Jabuti em 1999). Atualmente, é membro do corpo editorial do Current Bibliography da revista Isis e atua como parecerista em diversos periódicos da área. Tem experiência em História da Ciência nos séculos XVII ao XIX, com ênfase em História da Química e ciências relacionadas, Ciências no Brasil e Ciência no período Colonial.

Odécio Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Pesquisador pós-doutorando em História da Ciência & Inteligência Artificial (Digital Humanities), junto ao Centro Simão Mathias para Estudos em História das Ciências - CESIMA / PUC-SP - atuando como administrador e curador da CESIMA Digital, uma Biblioteca para a História da Ciência (http://cesimadigital.pucsp.br). Doutor e Mestre em História da Ciência pela PUC-SP, com estudos em na Ciência da Computação, especialmente Bancos de Dados, Cibernética e Inteligência Artificial, atuando, desde 1990, como Professor, Analista de Sistemas e Consultor em todos os tipos de Instituições, públicas e privadas, de pequeno, médio e grande Porte, tendo sido um dos primeiros 500 OCPs do mundo; PMP; especialista em educação, disciplinas de informática para o 2º grau; MBA em Gestão de Projetos. Membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC). Entre 1979 e 1989 atuou em operações nas Bolsas de Valores e de Futuros de São Paulo.

Referências

Biblioteca CESIMA Digital. Disponível em: cesimadigital.pucsp.br. Acesso em: 25 jul. 2020.

Darwin Correspondence Project. Disponível em: darwinproject.ac.uk. Acesso em: 25 jul. 2020.

Darwin Manuscript Project. Disponível em: amnh.org/ourresearch/darwin-manuscripts-project. Acesso em: 25 jul. 2020.

Digital History And Philosophy Of Science. Disponível em: digitalhps.org. Acesso em: 25 jul. 2020.

History Of The Marine Biological Laboratory. Disponível em: history.archives.mbl.edu. Acesso em: 25 jul. 2020.

History Of The Max Planck Society. Disponível em: mpiwg-berlin.mpg.de/en/research/projects/DEPT1_458_HistMPS. Acesso em: 25 jul. 2020.

Poincaré Correspondence Project. Disponível em: poincare.univnancy2.fr. Acesso em: 25 jul. 2020.

Sobek. Disponível em: sobek.ufrgs.br. Acesso em: 25 jul. 2020.

Registres De L’académie. Disponível em: mpiwg-berlin.mpg.de/en/research/projects/DEPT1_458_HistMPS. Acesso em: 25 jul. 2020.

Research Coordination Network/National Science Foundation. Disponível em: digitalhps.org/node/184 nsf.gov/awardsearch/showAward?AWD_ID=1656284&HistoricalAwards=false. Acesso em: 25 jul. 2020.

Six Degrees Of Francis Bacon. Disponível em: mpiwg-berlin.mpg.de/en/research/projects/DEPT1_458_HistMPS. Acesso em: 25 jul. 2020.

Text Encoding Initiative Consortium. Disponível em: tei-c.org. Acesso em: 25 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Dossiês