Aprendizagem Plastica e Integradora: Contribuições da Neurociência e da sua articulação com os processos de aprendizagem em ambientes virtuais

Autores

  • Adriana Rocha Bruno UFJF/Professora

Resumo

O presente texto apresenta os estudos realizados pela pesquisadora/autora desde 2000 e integra as áreas da Educação e Neurociência. Tem como foco principal a aprendizagem do adulto, vista sobretudo por dois aspectos: 1) o binômio emoção/razão e suas implicações no processo de aprendizagem e; 2) as contribuições da Neurociência e os conceitos de plasticidade e integração voltados para a aprendizagem do adulto em ambientes online. O adulto aprende a partir de experiências que se desenvolvem por meio de ciclos, em espiral crescente e integrada, ao longo de sua vida. A plasticidade é o elemento fundante do organismo humano por sua possibilidade de adaptação, adequação e transformação, e todos os elementos que envolvem a aprendizagem humana devem ser coerentes com tal premissa. Tais estudos tiveram como cenário principal os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).

Palavras-chave: aprendizagem plástica, neurociência, educação online.

Biografia do Autor

Adriana Rocha Bruno, UFJF/Professora

Doutora e Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora efetiva do Depto. de Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), líder do Grupo de Pesquisa “Aprendizagem em Rede” - GRUPAR e pesquisadora do grupo de pesquisa LIC: Linguagem, interação e conhecimento (UFJF). Experiente na área de Educação, pesquisa e atua, principalmente a partir dos seguintes temas: Educação online, didática e didática online, aprendizagem de adultos em ambientes digitais, formação de educadores, neurociência e neuropsicologia, linguagem emocional e educação e tecnologias.

Downloads