O que é o self semiótico?

Autores

  • Vincent Colapietro University of Rhode Island https://orcid.org/0000-0002-8411-9601
  • Winfried Nöth Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2518-9773
  • Guilherme Henrique de Oliveira Cestari Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8411-9601
  • Levy Henrique Bittencourt Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2020i22p179-195

Resumo

Eu seu último número, a TECCOGS apresentou um diálogo sobre Semiótica Cognitiva no qual o professor Vincent Colapietro, da Universidade de Rhode Island (Kingston, RI, EUA), contribuiu com este periódico em diálogo com Winfried Nöth. Com o título "Semiótica Cognitiva - mentes e máquinas", ele sublinhou as fundações da filosofia da mente de Charles Sanders Peirce e sua relevância para o estudo da inteligência humana e artificial. A TECCOGS agora traz um novo diálogo como o primeiro em uma série de três "Reflexões", primeiramente apresentada em diálogo com Winfried Nöth no canal do YouTube do TIDD, sob a curadoria de Lucia Santaella. "O que é o self semiótico?", "Como podemos mudar hábitos?" e "Porque sentimentos podem ser lógicos" são os títulos das três Reflexões. Nessa série, adiciona novos capítulos para estender sua introdução à semiótica cognitiva. Enre os tópicos dessas reflexões estão o self como agente cognitivo, a filofofia da inteligência e o papel da emoção na cognição e no raciocínio.

Biografia do Autor

Vincent Colapietro, University of Rhode Island

University of Rhode Island, Department of Philosophy, Kingston, RI, USA.

Winfried Nöth, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Winfried Nöth membro honorário da Associação Internacional de Semiótica Visual e Ex-presidente da Associação Alemã de Semiótica, é professor da Universidade Católica de São Paulo no programa de estudos pós-graduados Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD). Suas pesquisas incluem a semiótica cognitiva, a semiótica geral de C. S. Peirce, a semiótica linguística, a semiótica computacional e a semiótica das mídias, especialmente das imagens e dos mapas. Livros em português: Panorama da semiótica de Platão a Peirce (1995), A semiótica no século XX (1996), Semiótica: Bibliografia comentada (1999, com Lucia Santaella), Imagem: Cognição, semiótica, mídia (4ª ed. 2005, com Lucia Santaella), Semiótica e comunicação (2004, com L. Santaella), Palavra e imagem nas mídias (2008 com L. Santaella), Estratégias semióticas da publicidade (2010 com L. Santaella) e Manual da Semiótica (no prelo, [EDUSP]).

Guilherme Henrique de Oliveira Cestari, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio de pesquisa na Pennsylvania State University (EUA). Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduado em Design Gráfico também pela UEL. Editor executivo da TECCOGS - Revista Digital de Tecnologias Cognitivas. Membro do CIEP (Centro Internacional de Estudos Peirceanos). Tem experiência profissional em educação a distância, gestão de marcas e desenvolvimento de projetos gráficos e identidades visuais. Possui interesse na pesquisa e no ensino em artes e performances audiovisuais, estudos sobre presença, ambiência, além de estética e semiótica da comunicação.

Levy Henrique Bittencourt, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Bacharel em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Pós-graduado em Fotografia: Práxis e Discursos Fotográficos pela UEL (2010). Mestre (2012) e Doutor (2019) em "Tecnologias da Inteligência e Design Digital" - área de concentração em "Processos Cognitivos e Ambientes Digitais", na linha de pesquisa em "Aprendizagem e Semiótica Cognitiva", pela PUC-SP. Atua nas seguintes áreas: Pragmaticismo e semiótica de Charles Peirce, teorias da comunicação, ética, fotografia, teorias da imagem, novas mídias, videogames e metodologia científica. É autor de 2 livros acadêmicos sobre semiótica - "Fatum, Semiótica e Games: A Tragédia Grega nos signos digitais" (2014) e "Um Estudo em Publicidade: O signo visual nas diferenças entre propagandas do início dos séculos XX e XXI" (2015). É autor do livro de contos "O Mosaico e outras histórias" (2016).

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Publicado

2021-09-23

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