What is the semiotic self?

Authors

  • Vincent Colapietro University of Rhode Island https://orcid.org/0000-0002-8411-9601
  • Winfried Nöth Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2518-9773
  • Guilherme Henrique de Oliveira Cestari Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8411-9601
  • Levy Henrique Bittencourt Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2020i22p179-195

Abstract

In its last issue, TECCOGS presented a dialogue on issues of Cognitive Semiotics, which Professor Vincent Colapietro, University of Rhode Island (Kingston, RI, USA), contributed to this journal in dialogue with Winfried Nöth. Under the title “Cognitive Semiotics – Minds, and Machines”, he outlined the foundations of Charles Sanders Peirce’s philosophy of mind and its relevance to the study of human and artificial intelligence. TECCOGSs now brings a new dialogue with Colapietro as the first of a series of three “Reflections”, first presented in dialogue with Winfried Nöth on tidd’s YouTube channel under Lucia Santaella’s curatorship. “What is the semiotic self?”, “How can we change habits”, and “Why sentiments can be logical” are the titles of the three Reflections. In this series, Colapietro adds new chapters to extend his introduction to cognitive semiotics. Among the topics of these Reflections are the self as a cognitive agent, the philosophy of intelligence, and the role of emotion in cognition and reasoning.

Author Biographies

Vincent Colapietro, University of Rhode Island

University of Rhode Island, Department of Philosophy, Kingston, RI, USA.

Winfried Nöth, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Winfried Nöth membro honorário da Associação Internacional de Semiótica Visual e Ex-presidente da Associação Alemã de Semiótica, é professor da Universidade Católica de São Paulo no programa de estudos pós-graduados Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD). Suas pesquisas incluem a semiótica cognitiva, a semiótica geral de C. S. Peirce, a semiótica linguística, a semiótica computacional e a semiótica das mídias, especialmente das imagens e dos mapas. Livros em português: Panorama da semiótica de Platão a Peirce (1995), A semiótica no século XX (1996), Semiótica: Bibliografia comentada (1999, com Lucia Santaella), Imagem: Cognição, semiótica, mídia (4ª ed. 2005, com Lucia Santaella), Semiótica e comunicação (2004, com L. Santaella), Palavra e imagem nas mídias (2008 com L. Santaella), Estratégias semióticas da publicidade (2010 com L. Santaella) e Manual da Semiótica (no prelo, [EDUSP]).

Guilherme Henrique de Oliveira Cestari, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio de pesquisa na Pennsylvania State University (EUA). Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduado em Design Gráfico também pela UEL. Editor executivo da TECCOGS - Revista Digital de Tecnologias Cognitivas. Membro do CIEP (Centro Internacional de Estudos Peirceanos). Tem experiência profissional em educação a distância, gestão de marcas e desenvolvimento de projetos gráficos e identidades visuais. Possui interesse na pesquisa e no ensino em artes e performances audiovisuais, estudos sobre presença, ambiência, além de estética e semiótica da comunicação.

Levy Henrique Bittencourt, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Bacharel em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Pós-graduado em Fotografia: Práxis e Discursos Fotográficos pela UEL (2010). Mestre (2012) e Doutor (2019) em "Tecnologias da Inteligência e Design Digital" - área de concentração em "Processos Cognitivos e Ambientes Digitais", na linha de pesquisa em "Aprendizagem e Semiótica Cognitiva", pela PUC-SP. Atua nas seguintes áreas: Pragmaticismo e semiótica de Charles Peirce, teorias da comunicação, ética, fotografia, teorias da imagem, novas mídias, videogames e metodologia científica. É autor de 2 livros acadêmicos sobre semiótica - "Fatum, Semiótica e Games: A Tragédia Grega nos signos digitais" (2014) e "Um Estudo em Publicidade: O signo visual nas diferenças entre propagandas do início dos séculos XX e XXI" (2015). É autor do livro de contos "O Mosaico e outras histórias" (2016).

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Published

2021-09-23

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