Deepfake de áudio

manipulação simula voz real para retratar alguém dizendo algo que não disse

Autores

  • Magaly Parreira do Prado Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2021i23p45-68

Palavras-chave:

Deepfake, Deepfake Áudio, Inteligência Artificial, Algoritmos

Resumo

“Deepfake de áudio” faz parte do complexo de deepfakes, que é uma das formas das fake news (FN) que assolam o planeta no intuito de enganar os incautos. O objetivo do estudo é entender de que maneira o deepfake de áudio contribui a propagar e exercer uma ascendência sobre o público, desvirtuando sua maneira de pensar, sendo a incógnita por trás dos algoritmos complexos que as inflamam. A proposta é apontar como se dá a relação entre os dados (usurpados) e a análise e monitoramento das mídias para “melhor” direcionar quem receberá cada tipo de desinformação. A hipótese central é que a falta de proteção dos nossos dados pessoais faz com que eles virem a matéria-prima do uso indiscriminado pelos produtores de informações fraudulentas. O poder dos recursos de técnicas de Inteligência Artificial e um rol de ferramentas para fabricá-las e detectá-las são levantados. Ao escrutinar as deepfakes de áudio embutidas ou não nas de vídeo – mas fazendo tanto estrago quanto, em sua disseminação descontrolada –, examinamos um caso danoso de clonagem e manipulação de voz como relato de risco. Em conclusão, a afronta, à ética da informação é discutida.

Biografia do Autor

Magaly Parreira do Prado, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, São Paulo, Brasil

Pesquisadora de pós-doutorado na Cátedra Oscar Sala, do Instituto de Estudos Avançados, da Universidade de São Paulo e na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Doutora em Comunicação e Semiótica e mestra em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ambos pela Pontifícia Universidade Católica São Paulo (PUC-SP). Graduada em Jornalismo, e pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero.

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Publicado

2021-10-12

Edição

Seção

Artigos