Entre ver e crer
deepfakes e criação para arte e entretenimento
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-3585.2021i23p79-89Palavras-chave:
Deepfake, Arte, Cultura, Entretenimento, WebResumo
Ao se analisar a deepfake sob a ótica histórica da produção artística, encontram--se paralelos no passado que podem ajudar a solucionar alguns dos desafios incitados pela nova tecnologia. Afinal, esta não é a primeira vez em que a sociedade se questiona se ver é, de fato, acreditar. A nascente experiência de uso de obras consagradas pela deepfake suscita o potencial de sua exploração no mundo da cultura e do entretenimento, sobretudo quando a própria criação em diferentes formatos fizer um uso planejado dessa tecnologia para fins de viés afirmativo como a criação de novas linguagens e obras. Em uma era marcada pela desinformação, o desafio é garantir a literacia do público acerca da veracidade daquilo que lê, vê e consome. Em vez de se combater o uso das deepfakes, o esforço deve caminhar no sentido de se promover seu enorme potencial positivo sobretudo no mundo das artes e da cultura.
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução: Gabriel Valladão Silva, 12. ed. Porto Alegre: L&PM, 2018.
BRUNNOSARTTORI (Site). Disponível em: instagram.com/brunnosarttori e brunnosarttori.contactin.bio. Acesso em: 30 jun. 2021.
DALÍ MUSEUM. Behind the scenes: Dali Lives, St. Petersburg, FL, 11/05/2019. Disponível em: thedali.org/exhibit/dali-lives. Acesso em: 30 jun. 2021.
DEEPFAKING Tarkin & Leia in Rogue One: A Star Wars Story. Paperspace 08/12/2020. Disponível em: youtube.com/watch?v=_CXMb_MO3aw&ab_channel=Shamook. Acesso em: 30 jun. 2021.
HARWELL, Drew. Scarlett Johansson on fake AI-generated sex videos: “Nothing can stop someone from cutting and pasting my image”. Washington Post, 31/12/2018. Disponível em: washingtonpost.com/ technology/2018/12/31/scarlett-johansson-fake-ai-generated-sex-videosnothing-can-stop-someone-cutting-pasting-my-image. Acesso em: 30 jun. 2021.
PINSCREEN, Los Angeles, 2020 (Site). Disponível em: pinscreen.com. Acesso em: 30 de jun. 2021.
POSTERS, Bill. Zuckerberg: We’re increasing transparency on ads. 07/06/2019. Disponível em: instagram.com/p/ByaVigGFP2U e instagram.com/bill_posters_uk. Acesso em: 30 jun. 2021.
SITE GALLERY X Sheffield Doc/Fest: Alternate Realities – Subconscious Sensibilities. Sheffield, 2019. Disponível em: sitegallery. org/exhibition/site-gallery-x-sheffield-doc-fest-alternative-realities. Acesso em: 30 jun. 2021.
STRAUSS, Bob. From Hollywood to Washington to ‘Far from home,’ deepfakes are a growing concern. Los Angeles Daily News, 22/07/2019. Disponível em: dailynews.com/2019/07/22/from-hollywood-towashington-to-far-from-home-deepfakes-are-a-growing-concern. Acesso em: 30 jun. 2021.
ZAKHAROV, Egor; SHYSHEYA, Aliaksandra; BURKOV, Egor; LEMPITSKY, Victor. Few-shot adversarial learning of realistic neural talking head models. Cornell University, 2019. Disponível em: arxiv.org/ abs/1905.08233. Acesso em: 30 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fabio de Paula Assis Junior, Ana Maria Di Grado Hessel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo de acordo com a licença CC BY 4.0, em conformidade com a definição de acesso público do Directory of Open Access Journals (DOAJ).
Ao submeter um texto à TECCOGS, os autores asseguram que o material submetido à avaliação e eventual publicação não infringe de modo algum qualquer direito proprietário ou copyright de outros. Com a submissão, o autor transfere em efetivo os direitos de publicação do artigo para a TECCOGS. A transferência de copyright cobre os direitos exclusivos de publicação e distribuição do artigo, incluindo reimpressões ou quaisquer outras reproduções de natureza similar, além de traduções. Os autores mantém o direito de usar todo ou partes deste texto em trabalhos futuros de sua autoria e de conceder ou recusar a permissão a terceiros para republicar todo ou partes do texto ou de suas traduções. Para republicar números da revista na íntegra, qualquer interessado precisa obter permissão por escrito tanto dos autores como também dos editores da TECCOGS. A TECCOGS por si só pode conceder direitos relativos a emissões de periódicos como um todo.
Imagens com direitos autorais pertencentes a terceiros, que não foram concedidos ao autor do texto, devem ser utilizadas somente quando necessárias à análise e ao argumento da pesquisa, sempre indicando as respectivas fontes e autoria. A TECCOGS dispensa o uso de imagens meramente ilustrativas. Se desejar ilustrar um conceito, o autor deve indicar, em forma de URL ou referência bibliográfica, uma referência em que a ilustração esteja disponível.
---------------------------------------------------------------------------------
This journal offers free immediate access to its content under CC BY 4.0, in accordance with Directory of Open Access Journals' (DOAJ) definition of Open Acess.
When submitting a text to TECCOGS, authors ensure that the material submitted for evaluation and eventual publication does not infringe any proprietary right or copyright. Upon submission, authors effectively transfer the publication rights of the article to TECCOGS. The copyright transfer covers the exclusive rights of publication and distribution of the article, including reprints or any other reproduction of similar nature, in addition to translations. Authors retain the right to use all or parts of the text in future works of their own, as well as to grant or refuse permission to third parties to republish all or parts of the text or its translations. In order to fully republish issues of the magazine, anyone interested must obtain written permission from both the authors and the editors of TECCOGS. TECCOGS alone can grant rights relating to issues of journals as a whole.
Images whose copyright belongs to third parties that have not been granted to the author of the text should be used only when essential for the analysis and argument, always indicating theirs respective sources and authorship. TECCOGS dismisses any use of merely illustrative images. To illustrate a concept, the author must indicate, in the form of a URL or bibliographic reference, a source in which the illustration is available.