Entre ver e crer

deepfakes e criação para arte e entretenimento

Autores

  • Fabio de Paula Assis Junior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Ana Maria Di Grado Hessel Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2021i23p79-89

Palavras-chave:

Deepfake, Arte, Cultura, Entretenimento, Web

Resumo

Ao se analisar a deepfake sob a ótica histórica da produção artística, encontram--se paralelos no passado que podem ajudar a solucionar alguns dos desafios incitados pela nova tecnologia. Afinal, esta não é a primeira vez em que a sociedade se questiona se ver é, de fato, acreditar. A nascente experiência de uso de obras consagradas pela deepfake suscita o potencial de sua exploração no mundo da cultura e do entretenimento, sobretudo quando a própria criação em diferentes formatos fizer um uso planejado dessa tecnologia para fins de viés afirmativo como a criação de novas linguagens e obras. Em uma era marcada pela desinformação, o desafio é garantir a literacia do público acerca da veracidade daquilo que lê, vê e consome. Em vez de se combater o uso das deepfakes, o esforço deve caminhar no sentido de se promover seu enorme potencial positivo sobretudo no mundo das artes e da cultura.

Biografia do Autor

Fabio de Paula Assis Junior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Fabio de Paula é arquiteto, jornalista e professor da pós-graduação em neurobusiness na Fundação Getúlio Vargas, bem como das graduações em jornalismo e publicidade e propaganda na Faculdade Cásper Líbero, São Paulo. É mestre e doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, graduado em jornalismo pela Cásper Líbero, e em arquitetura e urbanismo pela FAU/USP.

Ana Maria Di Grado Hessel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora e Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia na PUC-SP, com especialização em Informática pela UFPA. É Professora do Departamento de Educação: Formação Docente, Gestão e Tecnologias; é pesquisadora e professora credenciada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital – TIDD/PUC-SP. É pesquisadora do GEPI, GEPEC e GPTED.

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução: Gabriel Valladão Silva, 12. ed. Porto Alegre: L&PM, 2018.

BRUNNOSARTTORI (Site). Disponível em: instagram.com/brunnosarttori e brunnosarttori.contactin.bio. Acesso em: 30 jun. 2021.

DALÍ MUSEUM. Behind the scenes: Dali Lives, St. Petersburg, FL, 11/05/2019. Disponível em: thedali.org/exhibit/dali-lives. Acesso em: 30 jun. 2021.

DEEPFAKING Tarkin & Leia in Rogue One: A Star Wars Story. Paperspace 08/12/2020. Disponível em: youtube.com/watch?v=_CXMb_MO3aw&ab_channel=Shamook. Acesso em: 30 jun. 2021.

HARWELL, Drew. Scarlett Johansson on fake AI-generated sex videos: “Nothing can stop someone from cutting and pasting my image”. Washington Post, 31/12/2018. Disponível em: washingtonpost.com/ technology/2018/12/31/scarlett-johansson-fake-ai-generated-sex-videosnothing-can-stop-someone-cutting-pasting-my-image. Acesso em: 30 jun. 2021.

PINSCREEN, Los Angeles, 2020 (Site). Disponível em: pinscreen.com. Acesso em: 30 de jun. 2021.

POSTERS, Bill. Zuckerberg: We’re increasing transparency on ads. 07/06/2019. Disponível em: instagram.com/p/ByaVigGFP2U e instagram.com/bill_posters_uk. Acesso em: 30 jun. 2021.

SITE GALLERY X Sheffield Doc/Fest: Alternate Realities – Subconscious Sensibilities. Sheffield, 2019. Disponível em: sitegallery. org/exhibition/site-gallery-x-sheffield-doc-fest-alternative-realities. Acesso em: 30 jun. 2021.

STRAUSS, Bob. From Hollywood to Washington to ‘Far from home,’ deepfakes are a growing concern. Los Angeles Daily News, 22/07/2019. Disponível em: dailynews.com/2019/07/22/from-hollywood-towashington-to-far-from-home-deepfakes-are-a-growing-concern. Acesso em: 30 jun. 2021.

ZAKHAROV, Egor; SHYSHEYA, Aliaksandra; BURKOV, Egor; LEMPITSKY, Victor. Few-shot adversarial learning of realistic neural talking head models. Cornell University, 2019. Disponível em: arxiv.org/ abs/1905.08233. Acesso em: 30 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2021-10-12

Edição

Seção

Artigos