Estratégias de criação de deepfake

uma análise semiótica

Autores

  • Patrícia Margarida Farias Coelho Universidade Santo Amaro, Programa de Mestrado em Ciências Humanas, Santo Amaro, São Paulo, Brasil.
  • Hermes Renato Hildebrand Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2021i23p119-134

Palavras-chave:

Semiótica francesa, Sentido, Deepfake

Resumo

Em um cenário marcado pela expansão da internet, a população cada vez mais vai mudando seus hábitos e migrando suas ações para a rede. Com o aumento de informações trocadas nas redes sociais, as deepfakes também se proliferam, tornando-se um perigoso instrumento de persuasão e provocando consequências negativas. O presente artigo investiga esse fenômeno a partir dos estudos da semiótica francesa. Temos dois objetivos: (i) compreender como as estratégias discursivas são produzidas nas deepfakes e (ii) realizar uma análise do percurso gerativo de sentido tripartido nos níveis narrativo, discursivo e fundamental. A metodologia aplicada é a de caráter descritivo e teórico, conforme prevê a tradição semiótica. Como resultado, compreende-se que a deepfake é um fenômeno em ascendência, pois está intrinsecamente associada às novas práticas possíveis do universo digital, divulgando conteúdos que parecem ser verdadeiros, mas não são.

Biografia do Autor

Patrícia Margarida Farias Coelho, Universidade Santo Amaro, Programa de Mestrado em Ciências Humanas, Santo Amaro, São Paulo, Brasil.

Mestra em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É coordenadora e professora permanente no Programa de Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro e Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP desde 2018).

Hermes Renato Hildebrand, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Graduado em Matemática, Mestre em Multimeios pela UNICAMP e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Membro do Coletivo Artístico - SCIArts – Equipe Interdisciplinar. Professor das disciplinas relacionadas à Arte e Tecnologia, Pensamento Computacional, Tecnologias Emergentes, Semiótica e Propaganda e Marketing na UNICAMP e PUCSP.

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Publicado

2021-10-12

Edição

Seção

Artigos