Ruínas do visível

políticas implicadas na relação com as imagens na era dos big data

Autores

  • Claudio de Melo Filho Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Campinas, São Paulo, Brasil
  • Fernanda Souza Oliveira Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Campinas, São Paulo, Brasil
  • Cesar Augusto Baio Santos Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Campinas, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2021i24p59-73

Palavras-chave:

Imagem, Banco de dados, Tecnologia, Arte

Resumo

Os debates sobre as imagens frequentemente abordam lugares, técnicas e espaços aos quais são atribuídas características determinantes. Em busca de articular estratégias e desenvolver reflexões sobre os impactos das tecnologias nos agenciamentos das imagens em rede em nossa contemporaneidade, este artigo se propõe a investigar a presença massiva dos aparatos tecnológicos de comunicação (câmeras pessoais, softwares, computadores, celulares, câmeras de controle e vigilância, entre inúmeros outros), os quais desencadeiam contínuas sobrecargas de informação. Propomos uma abordagem especulativa sobre a relação entre imagem, pestes e os big data. É no contexto da presença algorítmica em nosso ambiente, somado ao hábito impulsionado pelas redes sociais para uma produção e compartilhamento excessivo de imagens e dados pessoais, que os grandes bancos de informações se alimentam. Analisar esta relação é explorar um sistema envolto por uma teia complexa de relações e de possibilidades, o qual implica estabelecer conexões que vão além das especificidades das linguagens artísticas e científicas. O texto é guiado pelo projeto de pesquisa “Estéticas pós-antropocêntricas: rumo a sistemas biohíbridos”, que vem sendo proposto por César Baio (Unicamp). Partimos dessa reflexão para procurar vida nas ruínas criadas pelo excesso de imagens no mundo, as violências do visível e formas de ocupar essa rede de disputas por domínios de informações através de práticas artísticas.

Biografia do Autor

Claudio de Melo Filho, Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Campinas, São Paulo, Brasil

Cláudio Filho é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas sob orientação do Prof. Dr. César Baio, no qual desenvolve pesquisa acadêmica e artística nas investigações entre história, arte, ciência e tecnologia.

Fernanda Souza Oliveira, Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Campinas, São Paulo, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Unicamp, bolsista FAEPEX 2029/19 vinculada ao projeto de pesquisa Estéticas pós-antropocêntricas: rumo a sistemas ‘biohíbridos’ sob orientação do Prof. Dr. César Baio.

Cesar Augusto Baio Santos, Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Campinas, São Paulo, Brasil

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2022-03-09