Do emaranhamento ao engambelamento quântico:

uma abordagem semiótica das estratégias da pseudociência e das dificuldades da divulgação científica – Parte 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2022i26p105-127

Palavras-chave:

pseudociência, física quântica, divulgação científica, metáfora conceitual, semiótica, parasitagem semiótica

Resumo

Este artigo apresenta a segunda parte de um estudo semiótico a respeito das estratégias mobilizadas pelas pseudociência para explorar dificuldades no processo de comunicação científica (para público amplo). Na primeira parte, apresentamos o que chamamos de “hipótese do afastamento progressivo”. A hipótese se refere à tendência de que – conforme a ciência avança – os fenômenos que são objeto de teorias científicas ocorram numa escala muito distante da experiência direta ou intuição humana. Esta tendência é um problema estrutural que torna o público leigo vulnerável a estratégias da pseudociência, especialmente a estratégia particular que discutimos neste artigo: a parasitagem semiótica. A estratégia consiste na exploração de recursos semióticos de um domínio-hospedeiro (uma área técnico-científica estabelecida) para conceder alguma legi- timação a um domínio-parasitário (a área pseudocientífica)

Biografia do Autor

Gustavo Rick Amaral, Universidade Anhembi Morumbi

Semioticista e pesquisador do Centro Internacional de Estudos Peirceanos (CIEP/PUC-SP) e do grupo de pesquisa Transobjeto (TIDD-PUC-SP); doutor pelo Programa de Estudos Pós-Gra- duados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP (2014); professor dos cursos de Comunicação Social da Universidade Anhembi-Morumbi.

Ronaldo Marin

Físico com pós-graduação pelo Departamento de Eletrônica Quântica IF Gleb Wathagin –
Unicamp. Doutor em estudos semióticos e Artes pelo IA – Unicamp. Diretor do Centro de Pes- quisas da Interpretação e da Consciência da Personagem no Cena IV – Shakespeare Cia. Diretor
do Instituto Shakespeare Brasil. Pesquisador do grupo de pesquisa Transobjeto (TIDD-PUC-SP).
CV Lattes: lattes.cnpq.br/5295634003756551. E-mail: marinsky@outlook.com.br.

Referências

AMARAL, Gustavo Rick; MARIN, Ronaldo. Do emaranhamento ao engambelamento quântico: uma abordagem semiótica das estratégias da pseudociência e das dificuldades da divulgação científica – Parte 1. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, jan./jun. 2022, p.125–155.

BUNGE, Mario. Dicionário de Filosofia. Trad. Gita K. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2002.

DE MORAES, Madson. Coach quântico diz mudar vibração das pessoas, só não convence cientistas. Tab Uol [on-line], 07 de jan. 2020. Disponível em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/01/07/a-febre-dos-coaches-quanticos-que-prometem-reprogramacao-energetica.htm acesso em: 08/12/2022

EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. Trad. Arnaldo Bloch. São Paulo: Vestígio, 2020.

LANDIM, Claudio. É fake! Não existe yoga ou coach ‘quântico’: se não é microscópico não é quântico. O Globo [on-line – blog], 30 de jan. de 2020. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/ciencia-matematica/post/e-fake-nao-existe-yoga-ou-coach-quantico-se-não-e-microscopico-nao-e-quantico.html acesso em: 08/12/2022

ORESKES, Naomi; CONWAY, Eric M. Merchants of doubt: How a handful of scientists obscured the truth on issues from tobacco smoke to global warming. New York: Bloomsbury, 2011.

PILATI, Ronaldo. Ciência e pseudociência: por que acreditamos naquilo em que queremos acreditar. São Paulo: Contexto, 2018.

PILATI, Ronaldo. Entrevista concedida a Gustavo Rick Amaral e Beatriz Vera. TECCOGS– Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, jan./jun. 2022, p. 51-74.

Downloads

Publicado

2023-08-06