Os desafios atuais da universidade:
O mundo contemporâneo, as redes de conhecimento e o compromisso da universidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-3585.2022i26p129-149Palavras-chave:
universidade, cultura digital, dataficação, conectividade, ensino superiorResumo
A era da cultura educacional baseada no livro e na hierárquica transmissão do conhecimento foi gradativamente perdendo a sua hegemonia há mais de um século. O advento da cultura digital em seu estado atual dataficado vem tornando essa perda cada vez mais nítida. Os caminhos da Universidade, nas novas condições de conectividade global, precisam ser redefinidos. Os processos de produção, transmissão e dissemina- ção do conhecimento hoje contam com novos dispositivos sociotécnicos de cooperação e compartilhamento que devem ser explorados tendo em vista renovadas formas de inclusão e de desempenho. Este artigo é fruto de discussões levadas a efeito por um grupo de pesquisadores seniors, com larga experiência de ensino, especialmente no ensino superior, portanto, um grupo preparado para pensar sobre o urgente papel que a univer- sidade precisa assumir no contexto das crescentes transformações.
Referências
BASTOS, Marcelo. O mercado na universidade: o ensino submetido ao regime do capital. Tese de Doutorado. PPG Educação: Currículo, PUC-SP, 2017.
CASALI, Alipio. Perspectivas para a universidade no século XXI. Cadernos de Ensino. Formação Continuada Ensino Superior. UNIVALI, Itajaí, SC. Ano 5, n.7, jul 2007, p. 13-22.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Trad. R. V. Majer, vol. I. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CAWOOD, Richard; VASQUES, Caroline. As universidades do passado continuarão a existir no futuro? EY Brasil, mar, 2022. Disponível em: https://assets.ey.com/content/dam/ey-sites/ey-com/pt_br/topics/educa- tion/estudo_futuro_da_educacao_superior_marco2022.pdf ?aliId=eyJpI- joicTRtQWhwN0h0TUJxNGpReCIsInQiOiJDYkRlVGJYWjVDQ2ZjbH- FqNGVIbEpBPT0ifQ%253D%253D. Acesso: 25 abril 2022.
CHARLE, Christophe; VERGER, Jacques. História das universidades. São Paulo: UNESP, 1996.
DOWBOR, Ladislaw; SILVA, Hélio Cesar Oliveira da. (orgs.). Propriedade intelectual e direito à informação. São Paulo: EDUC, 2014.
HESS, Charlotte; OSTROM, Elinor (eds). Understanding knowledge as a commons. Cambridge, MA: MIT, 2007.
AFUENTE, Antonio; GÓMEZ, David. slowU: una propuesta de transformación para la universidad. Monterrey – Editorial Digital Tecnológico de Monterrey, 2020. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/ external_clips/3636141/slowU__una_propuesta_de_transformación. pdf?1607500084. Acesso: 10 abril 2022.
LESSIG, Lawrence. The future of ideas: The fate of the commons in a connected world. New York, NY: Random House, 2002.
LIMA, Kátia Regina de Souza. O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século. Katálysis, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 86-94, jan./jun. 2011.
MAZZUCATO, Mariana. O estado empreendedor: desmascarando o mito do setor público x setor privado. Trad. E. Serapicos. São Paulo: Portfolio-Penguin, 2014.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
OSTROM, Elinor; HESS, Charlotte (eds.). Understanding knowledge as a commons. Cambridge, MA: MIT Press, 2007.
RIFKIN, Jeremy. A sociedade de custo marginal zero: A internet das coisas, a comunidade dos bens comuns e o eclipse do capitalismo. Trad. M. Ro- semberg. São Paulo: M. Books, 2015.
ROQUE, Tatiana. O dia em que voltamos de Marte. São Paulo: Planeta, 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI. Para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo de acordo com a licença CC BY 4.0, em conformidade com a definição de acesso público do Directory of Open Access Journals (DOAJ).
Ao submeter um texto à TECCOGS, os autores asseguram que o material submetido à avaliação e eventual publicação não infringe de modo algum qualquer direito proprietário ou copyright de outros. Com a submissão, o autor transfere em efetivo os direitos de publicação do artigo para a TECCOGS. A transferência de copyright cobre os direitos exclusivos de publicação e distribuição do artigo, incluindo reimpressões ou quaisquer outras reproduções de natureza similar, além de traduções. Os autores mantém o direito de usar todo ou partes deste texto em trabalhos futuros de sua autoria e de conceder ou recusar a permissão a terceiros para republicar todo ou partes do texto ou de suas traduções. Para republicar números da revista na íntegra, qualquer interessado precisa obter permissão por escrito tanto dos autores como também dos editores da TECCOGS. A TECCOGS por si só pode conceder direitos relativos a emissões de periódicos como um todo.
Imagens com direitos autorais pertencentes a terceiros, que não foram concedidos ao autor do texto, devem ser utilizadas somente quando necessárias à análise e ao argumento da pesquisa, sempre indicando as respectivas fontes e autoria. A TECCOGS dispensa o uso de imagens meramente ilustrativas. Se desejar ilustrar um conceito, o autor deve indicar, em forma de URL ou referência bibliográfica, uma referência em que a ilustração esteja disponível.
---------------------------------------------------------------------------------
This journal offers free immediate access to its content under CC BY 4.0, in accordance with Directory of Open Access Journals' (DOAJ) definition of Open Acess.
When submitting a text to TECCOGS, authors ensure that the material submitted for evaluation and eventual publication does not infringe any proprietary right or copyright. Upon submission, authors effectively transfer the publication rights of the article to TECCOGS. The copyright transfer covers the exclusive rights of publication and distribution of the article, including reprints or any other reproduction of similar nature, in addition to translations. Authors retain the right to use all or parts of the text in future works of their own, as well as to grant or refuse permission to third parties to republish all or parts of the text or its translations. In order to fully republish issues of the magazine, anyone interested must obtain written permission from both the authors and the editors of TECCOGS. TECCOGS alone can grant rights relating to issues of journals as a whole.
Images whose copyright belongs to third parties that have not been granted to the author of the text should be used only when essential for the analysis and argument, always indicating theirs respective sources and authorship. TECCOGS dismisses any use of merely illustrative images. To illustrate a concept, the author must indicate, in the form of a URL or bibliographic reference, a source in which the illustration is available.