Os desafios atuais da universidade:

O mundo contemporâneo, as redes de conhecimento e o compromisso da universidade

Autores

  • Fernando Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Alipio Casali Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ladislaw Dowbor Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Antonio Carlos C. Ronca Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Lucia Santaella Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maura Veras Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2022i26p129-149

Palavras-chave:

universidade, cultura digital, dataficação, conectividade, ensino superior

Resumo

A era da cultura educacional baseada no livro e na hierárquica transmissão do conhecimento foi gradativamente perdendo a sua hegemonia há mais de um século. O advento da cultura digital em seu estado atual dataficado vem tornando essa perda cada vez mais nítida. Os caminhos da Universidade, nas novas condições de conectividade global, precisam ser redefinidos. Os processos de produção, transmissão e dissemina- ção do conhecimento hoje contam com novos dispositivos sociotécnicos de cooperação e compartilhamento que devem ser explorados tendo em vista renovadas formas de inclusão e de desempenho. Este artigo é fruto de discussões levadas a efeito por um grupo de pesquisadores seniors, com larga experiência de ensino, especialmente no ensino superior, portanto, um grupo preparado para pensar sobre o urgente papel que a univer- sidade precisa assumir no contexto das crescentes transformações.

Biografia do Autor

Fernando Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Filósofo e pedagogo, doutor em Filosofia da Educação pela PUC-SP, com pós-doutorado em Lyon – FR, pesquisando sobre o tema “tecnologias, mundo digital e Educação”, com bolsa CNPq/CNRS. Foi vice-reitor Acadêmico da PUC, Secretário de Educação da Cidade de São Paulo e Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta - Rádio e TV CULTURA. Atualmente é professor Titular do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da PUC. Membro do conselho do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol, é acadêmico honorário da Academia Paulista de Educação. Trabalhou (1999-2007) como professor e orientador de pesquisas de dou- torado e mestrado em Educação: Currículo, no convênio PUC-SP/Universidade Pedagógica de Moçambique/Banco Mundial.

Alipio Casali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É filósofo e educador. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pós-Doutor pela Université de Paris-8. Professor Titular do Departamento de Fundamentos, Políticas e Gestão da Educação, da PUC-SP. Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP, onde coordena a Linha de Pesquisa “Currículo, Conhecimento e Cultura”.

Ladislaw Dowbor, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É professor titular da PUC-SP, formado em Economia Política pela Universidade de Lausanne (Suiça), mestre e doutor em Economia Social pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia). Foi consultor de numerosas agências da ONU, inclusive do Secretário Ge- ral. Seus livros e estudos técnicos estão disponíveis gratuitamente online no site http://dowbor. org, em regime Creative Commons e Open Access, em rede com outros pesquisadores e professores que disponibilizam a produção científica online. O site hoje disponibiliza cerca de 1300 títulos.

Antonio Carlos C. Ronca, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professor Titular no Programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Reitor da PUC-SP de 1993 a 2004. Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Educação de 2004 a 2012. Presidente do Conselho Nacional de Educação de 2010 a 2012. Assessor do Ministro da Educação de 2012 a 2014. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de desigualdades, tecnologia e políticas públicas.

Lucia Santaella, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É pesquisadora 1A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Fez doze estágios de pós-doutorado no exterior e foi professora e pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Já levou à defesa 275 mestres e doutores. Publicou 55 livros e organizou 32, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

Maura Veras, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É doutora e livre docente em Ciências Sociais, é Professora Titular de Sociologia do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da PUC SP. É pesquisadora bolsista de produtividade do Conselho de Desenvolvimento e Científico e Tecnológico-CNPq, coordenadora do NEPUR-PUCSP, Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanos. Exerceu diversos cargos acadêmicos administrativos na PUCSP, entre eles Diretora da Faculdade de Ciências Sociais, Presidente da Comissão Geral de Pós Graduação e foi reitora da Universidade entre 2004-2008. Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Referências

BASTOS, Marcelo. O mercado na universidade: o ensino submetido ao regime do capital. Tese de Doutorado. PPG Educação: Currículo, PUC-SP, 2017.

CASALI, Alipio. Perspectivas para a universidade no século XXI. Cadernos de Ensino. Formação Continuada Ensino Superior. UNIVALI, Itajaí, SC. Ano 5, n.7, jul 2007, p. 13-22.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Trad. R. V. Majer, vol. I. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CAWOOD, Richard; VASQUES, Caroline. As universidades do passado continuarão a existir no futuro? EY Brasil, mar, 2022. Disponível em: https://assets.ey.com/content/dam/ey-sites/ey-com/pt_br/topics/educa- tion/estudo_futuro_da_educacao_superior_marco2022.pdf ?aliId=eyJpI- joicTRtQWhwN0h0TUJxNGpReCIsInQiOiJDYkRlVGJYWjVDQ2ZjbH- FqNGVIbEpBPT0ifQ%253D%253D. Acesso: 25 abril 2022.

CHARLE, Christophe; VERGER, Jacques. História das universidades. São Paulo: UNESP, 1996.

DOWBOR, Ladislaw; SILVA, Hélio Cesar Oliveira da. (orgs.). Propriedade intelectual e direito à informação. São Paulo: EDUC, 2014.

HESS, Charlotte; OSTROM, Elinor (eds). Understanding knowledge as a commons. Cambridge, MA: MIT, 2007.

AFUENTE, Antonio; GÓMEZ, David. slowU: una propuesta de transformación para la universidad. Monterrey – Editorial Digital Tecnológico de Monterrey, 2020. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/ external_clips/3636141/slowU__una_propuesta_de_transformación. pdf?1607500084. Acesso: 10 abril 2022.

LESSIG, Lawrence. The future of ideas: The fate of the commons in a connected world. New York, NY: Random House, 2002.

LIMA, Kátia Regina de Souza. O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século. Katálysis, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 86-94, jan./jun. 2011.

MAZZUCATO, Mariana. O estado empreendedor: desmascarando o mito do setor público x setor privado. Trad. E. Serapicos. São Paulo: Portfolio-Penguin, 2014.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

OSTROM, Elinor; HESS, Charlotte (eds.). Understanding knowledge as a commons. Cambridge, MA: MIT Press, 2007.

RIFKIN, Jeremy. A sociedade de custo marginal zero: A internet das coisas, a comunidade dos bens comuns e o eclipse do capitalismo. Trad. M. Ro- semberg. São Paulo: M. Books, 2015.

ROQUE, Tatiana. O dia em que voltamos de Marte. São Paulo: Planeta, 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI. Para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

Downloads

Publicado

2023-08-06

Edição

Seção

Extra Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>