Implicações da inteligência artificial na educação

Autores

  • Bruno Johnson Soares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Diego Franco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Bruno Sabino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Michelle Eguchi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2023i28p76-86

Palavras-chave:

inteligência artificial, educação, preocupações éticas, transparência

Resumo

A inteligência artificial (IA) está promovendo mudanças significativas na educação, ressignificando as relações entre alunos e professores e levantando questões sobre a relevância futura das próprias instituições de ensino. A adoção da IA apresenta um conjunto complexo de avanços, incertezas e desafios e, apesar do potencial para aprimorar a aprendizagem e oferecer modelos inteligentes de personalização, preocupações éticas e o impacto no papel dos professores permanecem questões abertas. A integração da IA na educação, portanto, exige uma abordagem equilibrada, evitando extremos de otimismo ingênuo e pessimismo apocalíptico. A pesquisa sobre o uso ético, incluindo a responsabilidade na geração de conteúdo acadêmico e a importância do pensamento crítico, é fundamental e, universidades e instituições, carecem de diretrizes objetivas sobre o uso responsável dos modelos inteligentes, enfatizando a necessidade cada vez maior de transparência de modo que as potencialidades da IA não sejam ofuscadas pelos inerentes desafios éticos.

Biografia do Autor

Bruno Johnson Soares, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bruno Johnson é mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP e especialista em Design Estratégico e Inovação pela UNISINOS. Atualmente, é Head de Produtos e Design na Compass e atua como professor convidado na ESPM/SP no curso de Design. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-4109-9902.

Diego Franco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Diego Franco é doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela FDC. Atualmente, sua pesquisa mergulha na atuação da IA Generativa, explorando a intersecção entre tecnologia, criatividade e cultura. Também é diretor de criação e designer multidisciplinar atuando em empresas e agências de publicidade no Brasil. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-7379-3894.

Bruno Sabino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bruno Sabino é pesquisador e bacharel em comunicação social pela ESPM São Paulo. Atualmente, discente do mestrado da PUC-SP em Tecnologias da Inteligência e Design Digital com pesquisa voltada para a área de IHC na criação de imagens junto a IA. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-4131-8455.

Michelle Eguchi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Michelle Eguchi é pesquisadora e possui graduação em Design de Produto, especialização em Design Digital, mestrado e doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Sua experiência abrange a docência em UX Design, com extensa pesquisa em realidades imersivas desde 2017. Atualmente, concentra-se na linha de pesquisa em IA e Gestão, participando do comitê acadêmico da OAB-SP e contribuindo para grupos de estudo em Cidades Inteligentes e Transformação Digital. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7295-4119.

Referências

AHMAD, Zakia; KAISER, Wahid; RAHIM, Sifatur. Hallucinations in ChatGPT: An unreliable tool for learning. Rupkatha Journal, Raghunathganj, v. 15, n. 4, p. 1-18, 2023.

ARTIFICIAL INTELLIGENCE (AI) TOOLS – Guidance on the use of AI in human subjects research. University of Tennessee – Knoxville, Office of Research, Innovation & Economic Development. Disponível em: <https://research.utk.edu/research-integrity/artificial-intelligence-ai-tools/>. Acesso em: 9 jan., 2024.

BURIAK, Jillian M. et al. Best practices for using AI when writing scientific manuscripts. American Chemical Society (ACS) Nano, Columbus, OH, v. 17, n. 5, p. 4091-4093, 2023.

CELIK, Ismail; DINDAR, Muhterem; JÄRVELÄ, Sanna; MUUKKONEN, Hanni. The promises and challenges of artificial intelligence for teachers: A systematic review of research. Tech Trends, São Paulo, v. 66, p. 616-630, mar. 2022.

FLANAGIN, Annette; BIBBINS-DOMINGO, Kirsten; BERKWITS, Michael; CHRISTIANSEN, Stacy L. Nonhuman “authors” and implications for the integrity of scientific publication and medical knowledge. Journal of the American Medical Association (JAMA), Lindale, TX, v. 329, n. 8, p. 637–639, 2023.

GENERATIVE AI USAGE GUIDANCE for the research community. University of North Carolina, Chapel Hill, The Provost. Disponível em: https://provost.unc.edu/generative-ai-usage-guidance-for-the-research-community/. Acesso em: 9 jan,. 2024.

GUIDANCE FOR the use of artificial intelligence (AI) in research. University of New England (UNE), 10/5/23. Disponível em: <https://library.une.edu/wp-content/uploads/2023/10/Guidance-for-the-Use-of-Artificial-Intelligence-AI-in-Research.pdf>. Acesso em: 12 jan., 2024.

GUIDANCE ON the use of AI in research. The University of Utah, Office of the Vice President for Research. 13jul., 2023. Disponível em: https://attheu.utah.edu/facultystaff/vpr-statement-on-the-use-of-ai-in-research/. Acesso em: 9 jan., 2024.

GUIDELINES FOR AI USE in graduate research. Queen’s University – Graduate Studies and Postdoctoral Affairs, s,d. Disponível em: https://www.queensu.ca › files › uploaded_files.pdf. Acesso em: 12 jan. 2024.

GUIDELINES FOR USE of artificial intelligence (AI) in research. Arizona State University, s.d. Disponível em: https://researchintegrity.asu.edu/export-controls-and-security/artificial-intelligence. Acesso em: 12 jan., 2024.

HOSSEINI, Mohamed; RASMUSSEN, Lisa M.; RESNIK, David B. Using AI to write scholarly publications. Accountability in Research, London, 25 jan., p. 1–9, 2023.

INITIAL GUIDELINES for the use of Generative AI tools at Harvard. Harvard University Information Technology. Cambridge, MA, 2023. Disponível em: https://huit.harvard.edu/ai/guidelines. Acesso em: 9 jan., 2023.

KAMALOV, Firuz; CALONGE, David; GURRIB, Ikhlaas. New era of artificial intelligence in education: Towards a sustainable multifaceted revolution. Sustainability, Basel, v. 15, n. 16, 2023.

RECOMMENDATIONS ON THE ETHICS of artificial intelligence. Unesco Unesdoc Digital Library, Document code: shs/bio/rec-aiethics/, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380455. Acesso em: 9 jan., 2024.

SANTAELLA, Lucia. Há como escamotear as questões do método? Organicom, São Paulo, v. 13, n. 25, p. 50–68, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139338. Acesso em jan. 2024.

SEBASTIAN, Glorin. Privacy and data protection in ChatGPT and other AI chatbots: Strategies for securing user information. Social Science Research Network (SSRN) e-library, 25 mai, 2023. Disponível: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4454761. Acesso em: jan. 2024.

THORP, H. Holden. ChatGPT is fun, but not an author. Science, Washington, DC, v. 379, n. 6630, jan. 2023, p. 313.

TOOLS such as ChatGPT threaten transparent science; here are our ground rules for their use. Nature, London, v. 613, n. 7945, p. 612, jan. 2023.

USC FRONTIERS in computation. University of Southern California, 2022. Disponível: https://computing.usc.edu. Acesso em: jan. 2024.

WEBB, Michael, et al. Artificial intelligence (AI) in tertiary education: A summary of the current state of play. Joint Information Systems Committee (JISC) Reports, 2a ed. Kew: National Archives, 2022. Disponível em: https: //repository.jisc.ac.uk/8783/1/ai-in-tertiary-education-report-june-2022. Acesso em: 24 jan. 2024.

WILLIAMSON, Ben. The social life of AI in Education. International Journal of Artificial Intelligence in Education, Berlin, v. 34, p. 97-104, 2024.

YANG, Xiaozhe; WANG, Qinggin; LYU, Jiyue. Assessing ChatGPT’s educational capabilities and application potential. East China Normal University (ECNU) Review of Education, Shanghai, 5 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-14