Estruturas fechada e aberta ... e vice-versa

axiomas da matemática no debate entre a ontologia de Deleuze e Badiou

Autores

  • Leandro Tibiriçá de Camargo Bastos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2024i2930p234-250

Palavras-chave:

ontologia, axiomas da matemática, Deleuze, Badiou

Resumo

Os debates polarizados sobre a hermenêutica do século vinte deixaram marcas importantes na filosofia moderna e, até certo ponto, conservam sua relevância. No entanto, com avanços científicos feitos no século vinte, como a física quântica e o desenvolvimento da teoria de conjuntos como uma base comum para toda a estrutura matemática, pode-se perceber mudanças importantes no lugar das marcações teóricas contemporâneas. O presente artigo é uma tentativa de expor essas mudanças a partir da discussão de um texto de Brian Massumi em que ele expõe elementos da ontologia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, elementos esses que serão confrontados com o pensamento de Alain Badiou. O ensaio de Brian Massumi será comentado de maneira sequencial e parcial, já que em determinados momentos, intervenções terão que ser feitas de modo detalhado, impossibilitando um comentário completo. O resto do texto será comentado em outra ocasião, assim como suas possíveis implicações em nível ontológico, hermenêutico e político.

Biografia do Autor

Leandro Tibiriçá de Camargo Bastos, Universidade de São Paulo

Pós-doutor em literatura inglesa pela Universidade de São Paulo, atualmente no seu segundo pós-doutorado na mesma área. Autor do livro Dido, Rainha de Cartágo: como Christopher Marlowe influenciou Shakespeare e nossa noção de gênero, lançado pelo Departamento de Letras Modernas da USP, disponível em seu site. ORCID: https://orcid.org/0009-0007-1501-9512. E-mail: leandrotcb@hotmail.com.

Referências

BADIOU, Alain. O ser e o evento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996 [1988].

BADIOU, Alain. Logic of worlds. London: Continuum, 2009.

HAOCUN YU, L. et al. Quantum correlations between light and the kilogram-mass mirrors of LIGO. Nature, London, v. 583, p. 43-47, 2020.

MASSUMI, Brian. A user’s guide to capitalism and schizophrenia: Deviations from Deleuze and Guattari. Cambridge, MA: MIT Press, 1992.

NEGRI, Toni; HARDT, Michael. Império. Tradução: Berilo Vargas. Rio de Janeiro: Record, 2001.

POTTER, Michael. Set theory and its philosophy: A critical introduction. Oxford: Oxford University Press, 2004.

Downloads

Publicado

2025-03-19