Fotografia e cinema: aproximações e distanciamentos no século XIX

Authors

  • Raimo Benedetti

Abstract

O processo de formação da técnica cinematográfica consumiu da humanidade vários séculos de experiências, tempo exigido para que uma série de mídias se convergissem, ao final do século XIX, no cinematógrafo, dispositivo lançado pelos irmãos Lumière no ano de 1895. A data é considerada emblemática no constituição do cinema mecânico. O cinematógrafo aliava-se a outros inventos da época que almejavam a convergência de três mídias distintas: a lanterna mágica, os objetos cinéticos e a fotografia. Foi somente com o cruzamento entres suas técnicas que surgiram as condições para a projeção de filmes tal como a conhecemos hoje. Este texto pretende traçar o desenvolvimento histórico e tecnológico da fotografia ao longo do século XIX, destacando alguns pontos de influência na formação da técnica cinematográfica. Nos cinquenta anos que separam o lançamento comercial da fotografia (1839) e do cinema (1895), as pesquisas cinéticas e fotográficas traçaram rotas distintas, tencionadas por limitações técnicas que foram sendo superadas com parcimônia ao longo do período. O desenvolvimento da fotografia, seus aprimoramentos físico e químicos, bem como os novos produtos gerados a partir de sua exploração comercial ou utilitária forneceram elementos nem sempre previsíveis para a constituição do cinema da era dos Lumière.

Palavras-chave: Pré-cinema. Fotografia. Objetos cinéticos. Cronofotografia. Álbum de fotografia. Cartão de visita.

Author Biography

Raimo Benedetti

Raimo Benedetti é videoartista, montador cinematográfico e pesquisador da arqueologia das mídias.