Moore tinha razão! Ponderações sobre a “distância” e a interação na educação a distância

Authors

  • Marilene Garcia PUCSP/Pós-doutoranda.

Abstract

Michael Moore, em escrito de 1989, em que discute sobre três tipos de interação, já chamava a atenção sobre uma problemática com a qual convivemos até hoje nas práticas de educação a distância: a convivência, nem sempre amigável, com a distância e as formas de interação. Se analisarmos o aspecto da “distância” presente em ações focadas em sujeitos e aprendizes inseridos em ambientes de educação a distância, verificamos que sua importância emerge na mesma proporção em que são buscadas alternativas para enfrentá-la. Neste contexto, as tecnologias mediadoras de processos educacionais, cada vez mais interativas, foram e são desenvolvidas, aperfeiçoadas e aplicadas para poder vencer a distância ou, ao menos, minimizá-la. A distância ainda incomoda, lançando seus reflexos, muitas vezes, na qualidade da aprendizagem, nas desistências dos cursos, na tensão entre a entrega de conceitos e a reflexão entre eles. [...].

Published

2021-02-04