Tipos de interação: de Moore a Hirumi

Authors

  • Wanderlucy Corrêa PUCSP/Professora

Abstract

O objetivo deste texto é refletir sobre a influência da classificação dos três tipos de interação de Moore (1989) na classificação das interações desenvolvida por Hirumi (2013) e apresentada em seu texto Aplicando estratégias fundamentadas para projetar e sequenciar interações em e-learning. Em seu texto, Hirumi (2013) aponta aspectos nem sempre levados em consideração no planejamento dos cursos, distinguindo três níveis de interação: nível Iinterações que ocorrem nas mentes dos aprendizes; nível II- aquelas que ocorrem entre alunos e recursos humanos e não humanos; nível III- aquelas que definem estratégias de e-learning e que orientam o design e o sequenciamento de interações.

Author Biography

Wanderlucy Corrêa, PUCSP/Professora

Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Francês e Português pela Universidade de São Paulo (1988). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de Educação e Tecnologias (2011). Com experiência em: Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e privadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Francesa; Professora universitária de Leitura e Produção de Textos, Comunicação e Expressão, Literaturas Brasileira e Portuguesa e Metodologia do Ensino em cursos de graduação presenciais e a distância; Professora em cursos de pós-graduação de Inovação de tecnologias educacionais (Universidade Anhembi Morumbi) e Formação de mediadores pedagógicos digitais para EaD (parceira entre UNESP e Universidade Aberta de Portugal); Coordenadora de EaD; Consultora, conteudista e tutora de cursos de educação on-line; desenvolvimento de projetos e pesquisas em Educação a Distância; orientação de trabalhos de final de curso; revisão de periódicos nacionais e internacionais. Coautora do livro Curadoria Educacional: práticas pedagógicas para tratar (o excesso) de informação e fake news em sala de aula.

Published

2021-02-04