Proposta metodológica para parametrização das redes nas mídias sociais quanto à constituição relacional
Abstract
Uma das características do ambiente midiático
contemporâneo é a possibilidade relacional
viabilizada pelas mídias estruturadas em rede. Os
grupos que se formam possuem características e finalidades variadas, constituindo uma multiplicidade de vínculos relacionais distintos. Esse artigo tem como objetivo propor uma parametrização dos grupos presentes nas mídias sociais quanto à constituição relacional, almejando uma contribuição metodológica para a compreensão da formação de redes sociais. Para tal, adotou-se a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico. Chegou-se em uma proposta de dimensões e parâmetros para identificação dos grupos quanto ao objetivo; ao fluxo de comunicação; aos laços sociais; à tipologia dos vínculos; à institucionalização; à temporalidade; aos atores no grupo; e à constituição. Observa-se que as mídias sociais se configuram como um espaço das relações sociais que podem se formar de maneiras distintas e são passíveis de análise a partir dos parâmetros propostos para uma identificação estrutural de cada grupo constituído.
Palavras-chave: Mídias Sociais. Redes Sociais. Parâmetros.
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