Aplicações web na educação: Uma reflexão sobre a relação entre as características técnicas e os processos de interação

Autores

  • Patrícia B. Scherer Bassani Universidade Feevale/Professora
  • Gerson Lampert Universidade Feevale/Pesquisador
  • Guilherme Muller Universidade Feevale/Pesquisador

Resumo

Diferentes aplicações da web possibilitam diferentes tipos de interação. Portanto, entende-se que é importante conhecer o potencial das ferramentas para o planejamento de atividades educativas que envolvam o uso de aplicações web, tanto na educação básica quanto na superior. Este trabalho tem por objetivo analisar características de diferentes aplicações web com base nos estudos sobre interação em Educação a Distância. A metodologia, de abordagem qualitativa, envolveu a seleção e testes com diferentes ferramentas. Resultados apontam que as características técnicas podem influenciar os tipos de interação que podem ser explorados no contexto educativo.

Palavras-chave: Educação a Distância, Interação, Web.

Biografia do Autor

Patrícia B. Scherer Bassani, Universidade Feevale/Professora

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e bacharel em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). Professora titular da Universidade Feevale, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, ao Mestrado Profissional em Letras e aos cursos de Sistemas de Informação, Pedagogia e Letras. Como pesquisadora, coordena o Grupo de Pesquisa em Informática na Educação (Feevale)). Atua na área da Educação (Tecnologia Educacional) e interdisciplinar, com ênfase na Educação a Distância (EaD) e Informática na Educação, especialmente nos seguintes temas: interação mediada por computador, comunidades virtuais de aprendizagem, ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizagem com mobilidade, inclusão digital, ambientes pessoais de aprendizagem e formação de professores com tecnologias. Como gestora acadêmica, coordenou o curso de Licenciatura em Computação (2003/2008) e foi coordenadora substituta do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade por duas gestões (2008/2009) e (2010/2011). Membro da Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) durante o ano de 2017.

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Publicado

2021-02-04