A jornada da narrativa: a história de Myst contada em dois meios

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Resumo

Neste artigo queremos estender nosso olhar para compreendemos como a narrativa em Myst e Riven desenvolveram-se por dois meios, do romance – história – e do CDROM. Para focalizarmos nossa discussão utilizaremos as três classes das determinações de Gerard Gennette (Tempo, Modos de Narrativa e Voz). O tempo refere-se aos aspectos da narrativa, aqueles que referem as relações temporais entre a narrativa e a história. O modo consiste em uma consulta aos aspectos que tratam das modalidades (formas do verbo e as graduações de distância) da “representação narrativa”. E, finalmente, a voz refere-se aos aspectos que tratam da maneira que o narrar implica a narração, ou seja, da situação narrativa ou as instâncias e seus dois protagonistas: o narrador e suas audiências, reais ou implícitas.

Palavras-chave: Myst, Narrativa, Romance, CD-ROM.

Biografia do Autor

Drew Davidson, Instituto de Arte de Pittsburgh e Instituto de Arte Online

Drew Davidson é professor, produtor e jogador de meios interativos. Seu background inclui os meios acadêmicos, indústria e o mundo profissional, seu interesse está voltado para as histórias através dos textos, dos comics, dos jogos (games) e dos outros meios. Ph.D. em Estudos de Comunicação pela Universidade do Texas em Austin. Antes daquele, recebeu titulo de B.A. e M.A. em Estudos das Comunicações pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. É professor de Game Art & Design and Interactive Media Design no Instituto de Arte de Pittsburgh e no Instituto de Arte Online além de ensino e pesquisa em diversas universidades. Web site: <http://waxebb.com/>.

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