Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online

Autores

  • Marco Silva UERJ/Professor

Resumo

As disposições comunicacionais do computador online estão em sintonia com exigências de qualidade pedagógica em educação online, como dialógica, compartilhamento, colaboração, participação criativa e simulação na construção do conhecimento. Entretanto, a gestão e a mediação equivocadas destes recursos podem comprometer o ofício do professor e a tarefa dos alunos. O número de salas de aula na internet cresce exponencialmente com a expansão da modalidade online. Todavia a formação de professores para docência online carece do investimento atento ao contexto sociotécnico e comunicacional da cibercultura, sob pena da subutilização das potencialidades operativas e colaborativas das interfaces do computador e da web e do prejuízo à educação autêntica baseada metodologias dialógicas. O texto situa quatro desafios à formação de professores para a docência online: a) transição da mídia clássica para a mídia online; b) hipertexto próprio da tecnologia digital; 3) interatividade enquanto mudança fundamental do esquema clássico da comunicação; e 4) exploração das interfaces da internet. Em destaque, discute alternativas comunicacionais ao modelo unidirecional historicamente consolidado nos meios de massa e na sala de aula presencial, baseado na lógica da distribuição de informações ou na chamada “pedagogia da transmissão”.

Palavras-chave: educação online; formação de professores; cibercultura; interatividade

Biografia do Autor

Marco Silva, UERJ/Professor

Sociólogo e doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (RJ). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER). Autor dos livros Sala de aula interativa (Rio de Janeiro, 2000) e Educación interactiva: enseñanza y aprendizaje presencial y on-line (Madrid, 2005). Coordenador dos livros Educação online (São Paulo, 2003) e Avaliação da aprendizagem em educação online (São Paulo, 2006). Autor de diversos textos sobre educação, pós-modernidade, interatividade e tecnologias digitais. Pesquisa sobre sala de aula interativa presencial e online, docência online, aprendizagem na cibercultura e avaliação da aprendizagem em cursos online.

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