As escrituras do corpo e Amelia Toledo: quando o gesto se torna livro
Autores/as
Galciani Neves
Palabras clave:
Amelia Toledo, livro de artista, Crítica de Processo
Resumen
Este artigo flagra alguns instantes do percurso da artista Amelia Toledo. Foram realizadas algumas entrevistas em seu ateliê, que possibilitaram associações complexas entre as linguagens experimentadas em sua ampla produção e a construção de livros de artista. Em uma perspectiva relacional da Crítica de Processo de base Semiótica, proposta por Cecilia Salles, propõe-se aqui uma aproximação às experimentações com diversos materiais e à teia que rege potencialidades de processamentos, entre as quais Amelia Toledo opera poéticas de livros de artista. A artista propõe dissonâncias na linguagem do livro ao se apropriar de materiais, configurando mecanismos e estratégias para interação.
Biografía del autor/a
Galciani Neves
Doutoranda - PUC-SP - Comunicação e Semiótica. Professora de Design Editorial da PUC-SP. Professora HIstória da arte, na FMU. Produtora de Conteúdo e palestrante da Fundação Bienal de São Paulo.