Kátia Fiera, livro de artista, crítica de processo, desenho
Résumé
Este artigo pode ser compreendido como um breve dossiê sobre o percurso de Kátia Fiera. Em conversas com a artista, foi possível traçar aqui as complexas relações de seus desenhos que ocorrem tomando espaços ou páginas de livros de artista. São discutidos os processos que a levaram a um desenho de percurso, as operações de migração do papel para outras materialidades, o vasculhar de referências na memória para a construção de narrativas. Também são discutidas as buscas por matéria-prima, pelo plano tridimensional, por enquadramentos que levam o olhar a sugerir janelas no tema representado. Nesse sentido, a investigação apresenta o desenho como prática, linguagem e, sobretudo, como a poética de Kátia Fiera, e não como a história da arte revelou: esboço, método construtivo, rascunho para a obra de arte. A partir de uma perspectiva relacional da Crítica de Processo de base Semiótica, proposta por Cecilia Salles, foi possível elaborar uma aproximação aos conceitos, princípios direcionadores, tendências e recursos de criação de Kátia Fiera. Os relatos da artista presentes nesse artigo são informações reinterpretadas e reorganizadas como subsídio a uma crítica de viés processual, para resgatar e pontuar noções de desenho praticadas pela artista.