CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA – ES
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i36a3Palavras-chave:
Ensino Religioso, currículo, ensino fundamentalResumo
O presente artigo objetivou discutir como o currículo do Ensino Religioso vem sendo colocado na pauta da educação pública da rede municipal de ensino de Vila Velha - ES, sendo analisado a 1ª versão da Base Municipal Comum Curricular elaborado à luz do Base Nacional Comum Curricular. Nessa busca argumentou-se sobre o Ensino Religioso no Brasil, a necessidade de inserção desse componente curricular no Projeto Político Pedagógico na promoção da tolerância e na garantia da diversidade religiosa. Para isso recorreu-se à pesquisa exploratória, integrando pesquisa bibliográfica e documental, a partir da pesquisa de campo. Concluiu-se que a discussão curricular, a Proposta Pedagógica e a 1ª versão da Base Municipal Comum Curricular do município pesquisado, vislumbram concepções voltadas para mediação pedagógica, relação dialógica e respeitos aos direitos humanos, tendo em vista que o Ensino Religioso na escola tem possibilitado a construção da paz e promoção da cidadania, por meio de suas unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.
Referências
ALVES, Rubem. O que é Religião? São Paulo: Ars Poética, 1996.
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. In: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em abril de 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Lei n° 13.005/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. In: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em abril de 2020.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, fixa diretrizes e bases da educação nacional. In: http://www.planalto.gov.br/ccIVIL_03/leis/L4024.htm Acesso em setembro de 2019.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. In: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm Acesso em abril de 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. In: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L9394.htm Acesso em abril de 2020.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, 1948. In: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf Acesso em março de 2020.
DEMO, Pedro. Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 1994.
FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino Religioso em chave de reflexão antropológica. Revista Diálogo. São Paulo, v 1, 1995.
FONAPER. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Ensino Religioso – capacitação para um novo milênio: ensino religioso e o conhecimento religioso. Caderno n. 3, 2000.
FRANKLIN, K. Educação e ética: o reconhecimento da alteridade na educação. In: GUÉRIOS, E.; STOLTZ, T. (Orgs.). Educação e alteridade. São Carlos: EDUFSCar, 2010.
GADOTTI, Moacir. O projeto político-pedagógico na escola: na perspectiva de uma educação para a cidadania. Brasília: Cortez, 1994.
GANDIN, Danilo. Soluções de planejamento para uma prática estratégica e participativa. Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.
HABERMA, J. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009.
HÖFFER, O. O que é justiça? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
HOLMES, Maria José Torres; PALHETA, Francisco. Ensino Religioso no currículo da Educação Básica. In: POZZER, Adecir; et al. (Orgs.). Ensino Religioso na Educação Básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015.
JUNQUEIRA, Sergio R. Azevedo. (Org.). Construção da Identidade do Ensino Religioso e da Pastoral Escolar. Curitiba: Champagnat, 2002.
LACERDA, Marina Basso. O novo conservadorismo brasileiro: de Reagan a Bolsonaro. Porto Alegre: Zouk, 2019.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Org.). Brasília: MEC/SEB, 2007.
MUNANGA, K. Teoria Social e Relações Raciais no Brasil Contemporâneo. Cadernos Penesb – Periódico do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira. Niterói, n. 12, p. 169- 203, 2010.
NETO, Alberto Paulo. A tolerância religiosa como princípio jurídico-político. In: PERONDI, Ildo; NETO, Alberto Paulo (orgs.). Intolerância e tolerância religiosa: análise e perspectiva. 1 ed. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2017.
OLIVEIRA, Lilian Blanck de; et al. Ensino Religioso no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. (Coleção docência em formação. Série Ensino Fundamental).
OLIVEIRA, Lino Batista de. Tolerância/intolerância: da crítica à alteridade. In: PERONDI, Ildo; NETO, Alberto Paulo (Orgs.). Intolerância e tolerância religiosa: análise e perspectiva. 1 ed. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2017.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Base Municipal Curricular de Vila Velha: 1ª versão. Vila Velha: Secretaria Municipal de Educação, 2018.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha - 1º ao 9º ano. Vila Velha: Prefeitura Municipal de Vila Velha, Secretaria Municipal de Educação, 2012.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Lei nº 5.629/2015, Plano municipal de educação. In: http://www.vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/Documents/legislacao/html/L56292015.html Acesso em janeiro de 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Lei nº 5.938 de 29 de novembro de 2017, disciplina a gestão democrática da educação no sistema municipal de ensino de vila velha e dá outras providências. In: https://www.vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/Documents/legislacao/html/L59382017.html Acesso em agosto de 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Proposta curricular do ensino fundamental da rede municipal de Vila Velha. Vila Velha: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, 2008a.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Proposta Pedagógica de Educação do Município de Vila Velha. Vila Velha: Prefeitura Municipal de Vila Velha, Secretaria Municipal de Educação, 2008b.
SCANLON, T. M. A dificuldade da tolerância. Novos Estudos CEBRAP, n. 84, jul. 2009.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, Ideologia e Contra ideologia. São Paulo: EPU, 1986.
VINAGRE SILVA, Marlise. Liberdade, democracia e intolerância religiosa. In: SANTOS, Ivani dos; FILHO, Astrogildo Esteve (Orgs.). Intolerância religiosa x democracia. 1 ed. Rio de Janeiro: CEAP, 2009.
WALZER, Michel. Da tolerância. Tradução Almiro Pisetta. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.