Solidariedade e devoção
alento em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.23925/ua.v24i38.55819Palavras-chave:
Pandemia, Voluntariado, Capelas, Estiva, Caminho da FéResumo
Pretendemos criar um diálogo entre religiosidade e a pandemia, fazendo um recorte no trecho do Caminho da Fé que abrange o município de Estiva, localizado no Sul de Minas Gerais entre a Capela de São Bento e a Capela da Santa Cruz, conhecida como a capelinha da troca. Em tempos de pandemia, retornar a essa atividade de peregrinação tendo apoio solidário de um voluntário, Luiz Carlos Marques Júnior, torna-se uma égide quando o desafio se torna árduo para quem peregrina. Essa guarida será debatida acerca da História Religiosa ligada a devoção de São Bento e a Geografia da Religião, analisando a paisagem acerca do sagrado juntamente com a as palavras do voluntário, que nos concedeu gentilmente uma entrevista.
Referências
DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. Trad. Eduardo Brandão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FICKELER, Paul. Questões Fundamentais da Geografia da Religião. Espaço e Cultura. UERJ, Rio de Janeiro, n. 7, p. 7-35, jan./jun., 1999.
HARVEY, David. Para Entender o Capital. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
LOPES, Marina Silveira. Sob a Sombra do Ipê: Espacialização do Imaginário Neodruidico nas Cidades Brasileiras. Revista Geográfica de América Central. Costa Rica, Número Especial EGAL, p.1-14, 2011.
LOUF, Andre. Conferência Notre-Dame de Paris. Revista Ecoue, n.259. Trad. Mosteiro da Virgem, 1980. Disponível em: https://www.mosteirodavirgem.com.br/sao-bento-homem-de-deus-para-todos-os-tempos/. Acesso em: 20 set. 2021.
PRADO, André Pires do; SILVA JÚNIOR, Alfredo Moreira da. História das religiões, história religiosa e ciência da religião em perspectiva: trajetórias, métodos e distinções. Religare, v. 11, n. 1, p. 4-31, mar. 2014.
ROSENDHAL, Zeny. Geografia da Religião: Uma Proposição Temática. GEOUSP – Espaço e Tempo. São Paulo, n. 11, p. 9-19, 2002.
SÁ, Eliane Garcindo de. História Religiosa: Representações e Práticas Culturais, in: História da Historiografia Religiosa. BUARQUE, Virgínia A. Castro (org.). Ouro Preto, EDUFOP/PPGHIS, 2012.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado, Fundamentos Teórico e Metodológico da Geografia. Hucitec. São Paulo, 1988.
SILVA, Alex Sandro da; GIL FILHO, Sylvio Fausto. Geografia da Religião a Partir das Formas Simbólicas em Ernst Cassirer: Um Estudo da Igreja Internacional da Graça de Deus no Brasil. Revista de Estudos da Religião, p. 73-91, jun. 2009.
SÖDERBLOM, Nathan: Holiness In: USARSKI, Frank. Os Enganos sobre o Sagrado – Uma Síntese da Crítica ao Ramo "Clássico" da Fenomenologia da Religião e seus Conceitos-Chave. Revista de Estudos da Religião. n. 4, p. 73-95, 2004.
SOUZA, José Arilson Xavier de. Geografia e Peregrinação. UEM. Caderno de Geografia. Maranhão, v.28, n.54, p. 683-701, 2018.
Consulta
Carta Encíclica A Santa Sé: Disponível em: https://www.vatican.va/content/pius-xii/pt/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_21031947_fulgens-radiatur.html. Acesso em: 20 set. 2021.
Caminho da Fé. Disponível em: http://caminhodafé.com.br. Acesso em: 20 set. 2021.
Era Sol o Que me Faltava: Na Contramão do Caminho da Fé. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U6nfp6KEzjQ. Acesso em: 20 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ellen Cristina dos Santos Oliveira, Orlando Caldeira de Farias Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.