Solidariedade e devoção
alento em tempos de pandemia
DOI :
https://doi.org/10.23925/ua.v24i38.55819Mots-clés :
Pandemia, Voluntariado, Capelas, Estiva, Caminho da FéRésumé
Pretendemos criar um diálogo entre religiosidade e a pandemia, fazendo um recorte no trecho do Caminho da Fé que abrange o município de Estiva, localizado no Sul de Minas Gerais entre a Capela de São Bento e a Capela da Santa Cruz, conhecida como a capelinha da troca. Em tempos de pandemia, retornar a essa atividade de peregrinação tendo apoio solidário de um voluntário, Luiz Carlos Marques Júnior, torna-se uma égide quando o desafio se torna árduo para quem peregrina. Essa guarida será debatida acerca da História Religiosa ligada a devoção de São Bento e a Geografia da Religião, analisando a paisagem acerca do sagrado juntamente com a as palavras do voluntário, que nos concedeu gentilmente uma entrevista.
Références
DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. Trad. Eduardo Brandão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FICKELER, Paul. Questões Fundamentais da Geografia da Religião. Espaço e Cultura. UERJ, Rio de Janeiro, n. 7, p. 7-35, jan./jun., 1999.
HARVEY, David. Para Entender o Capital. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
LOPES, Marina Silveira. Sob a Sombra do Ipê: Espacialização do Imaginário Neodruidico nas Cidades Brasileiras. Revista Geográfica de América Central. Costa Rica, Número Especial EGAL, p.1-14, 2011.
LOUF, Andre. Conferência Notre-Dame de Paris. Revista Ecoue, n.259. Trad. Mosteiro da Virgem, 1980. Disponível em: https://www.mosteirodavirgem.com.br/sao-bento-homem-de-deus-para-todos-os-tempos/. Acesso em: 20 set. 2021.
PRADO, André Pires do; SILVA JÚNIOR, Alfredo Moreira da. História das religiões, história religiosa e ciência da religião em perspectiva: trajetórias, métodos e distinções. Religare, v. 11, n. 1, p. 4-31, mar. 2014.
ROSENDHAL, Zeny. Geografia da Religião: Uma Proposição Temática. GEOUSP – Espaço e Tempo. São Paulo, n. 11, p. 9-19, 2002.
SÁ, Eliane Garcindo de. História Religiosa: Representações e Práticas Culturais, in: História da Historiografia Religiosa. BUARQUE, Virgínia A. Castro (org.). Ouro Preto, EDUFOP/PPGHIS, 2012.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado, Fundamentos Teórico e Metodológico da Geografia. Hucitec. São Paulo, 1988.
SILVA, Alex Sandro da; GIL FILHO, Sylvio Fausto. Geografia da Religião a Partir das Formas Simbólicas em Ernst Cassirer: Um Estudo da Igreja Internacional da Graça de Deus no Brasil. Revista de Estudos da Religião, p. 73-91, jun. 2009.
SÖDERBLOM, Nathan: Holiness In: USARSKI, Frank. Os Enganos sobre o Sagrado – Uma Síntese da Crítica ao Ramo "Clássico" da Fenomenologia da Religião e seus Conceitos-Chave. Revista de Estudos da Religião. n. 4, p. 73-95, 2004.
SOUZA, José Arilson Xavier de. Geografia e Peregrinação. UEM. Caderno de Geografia. Maranhão, v.28, n.54, p. 683-701, 2018.
Consulta
Carta Encíclica A Santa Sé: Disponível em: https://www.vatican.va/content/pius-xii/pt/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_21031947_fulgens-radiatur.html. Acesso em: 20 set. 2021.
Caminho da Fé. Disponível em: http://caminhodafé.com.br. Acesso em: 20 set. 2021.
Era Sol o Que me Faltava: Na Contramão do Caminho da Fé. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U6nfp6KEzjQ. Acesso em: 20 set. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ellen Cristina dos Santos Oliveira, Orlando Caldeira de Farias Junior 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.