A importância do ensino religioso na rede de apoio familiar em crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA)

Autores

  • Helder Vieira de Jesus Faculdade Unida de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.23925/ua.v26i42.e59204

Palavras-chave:

Família, rede, apoio, criança, TEA

Resumo

Este trabalho trata da questão da disciplina Ensino Religioso como suporte para Rede de Apoio Familiar como mediadora no desenvolvimento de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Diante deste contexto, o presente estudo delimitou como problema de investigação a seguinte questão: Qual a importância da disciplina Ensino Religioso como suporte para a Rede de Apoio Familiar como elemento fundamental na vida de crianças que apresentam Transtorno do Espectro Autista? A fim de responder a estas questões e possibilitar uma compreensão maior da temática, delimitou-se como objetivo geral discutir a importância do Ensino Religioso como suporte na Rede de Apoio Familiar como mediadora no desenvolvimento de crianças que possuem TEA. Entre os objetivos específicos destacam-se: ensino religioso, religiosidade e o transtorno do espectro autista; especificar a Rede de Apoio Familiar na infância; demonstrar como a Rede de Apoio Familiar é relevante na vida das crianças; e apresentar a importância da Rede de Apoio Familiar no tratamento da TEA. Como método, adotou a revisão bibliográfica. O levantamento foi feito através de livros, e em bancos de dados: Scielo (Scientific Eletronic Library OnLine), PePSIC (Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia), Portal de Periódicos CAPES/MEC e Google Acadêmico. As conclusões mostraram que ao criarem estratégias para contornar as situações difíceis, os familiares podem adquirir a capacidade de superação das adversidades e, assim, terem implicações positivas em sua qualidade de vida.

Biografia do Autor

Helder Vieira de Jesus, Faculdade Unida de Vitória

Mestre em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória.

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Publicado

2023-08-28

Como Citar

Jesus, H. V. de . (2023). A importância do ensino religioso na rede de apoio familiar em crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Último Andar, 26(42), e59204. https://doi.org/10.23925/ua.v26i42.e59204