Las relaciones entre la Educación Física y la aplicación de la ley 10639/03 en el entorno escolar.

el obstáculo de la intolerancia religiosa.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/ua.v27i44.e60371

Palabras clave:

Intolerancia religiosa, racismo, Educación Física, BNCC

Resumen

O artigo aborda o atendimento à Lei 10639/03 pelo componente curricular de Educação Física, através dos conteúdos de dança, jogos e brincadeiras. O objetivo corolário consiste em auxiliar os/as profissionais dessa área no processo de implementação da referida lei, no âmbito das escolas públicas e laicas do município de Vila Velha-ES. Através de uma revisão bibliográfica, destaca-se o pensamento de autores e autoras que dialogam com os conceitos de cultura, intolerância religiosa e cultura dentro da Educação Física. A hipótese é que as características desse componente curricular facilitam o trabalho da Lei 10.639/03, embora existam dificuldades de aplicação em virtude da intolerância religiosa que se manifestam nas comunidades escolares analisadas, em especial em relação às religiões de matriz africana, interligada à cultura e à história afro-brasileira. Defende-se a ideia de que, antes de vencer o preconceito no interior das comunidades escolares, os/as professores/as devem vencer seus próprios preconceitos.

Biografía del autor/a

Jaiara Rosa Cruz Scofield Ferreira, Faculdade Unida de Vitória

Estudiante de Máster en Ciencias Religiosas en la Faculdade Unida de Vitória

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Publicado

2024-11-26

Cómo citar

Ferreira, J. R. C. S. (2024). Las relaciones entre la Educación Física y la aplicación de la ley 10639/03 en el entorno escolar.: el obstáculo de la intolerancia religiosa. Último Andar, 27(44), e60371. https://doi.org/10.23925/ua.v27i44.e60371