A EDUCAÇÃO LIBERTADORA E OS FATORES QUE INTERFEREM NOS PROCESSOS EDUCATIVOS

Auteurs

  • Terezinha Sueli de Jesus Rocha PUC-PR
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Mots-clés :

Conscientização, Emancipação, Educação Libertadora

Résumé

Este artigo objetiva percorrer a trajetória da educação libertadora na realidade social brasileira, refletindo sobre a necessidade de se repensar a sua ação no contexto atual. Ao se fazer a articulação entre a realidade da época em que a educação libertadora nasceu tendo como objetivo responder aos apelos de libertação destes povos, com a realidade dos tempos atuais e suas implicações, busca-se um caminho para as respostas às questões da sua ação na atualidade. Quando tratadas as funções do processo educacional dentro do contexto de uma sociedade, necessário se faz considerar as abordagens que dão conta de cada situação. O desafio deste tema é enorme, pois esta concepção de educação extrapola os ambientes acadêmicos tendo o ser humano como referência. Para a realização deste trabalho, utilizou-se pesquisa bibliográfica e consultas de artigos científicos.

Bibliographies de l'auteur

Terezinha Sueli de Jesus Rocha, PUC-PR

Mestre em Teologia da PUC-PR

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Doutor em Ciência da Religião, líder do grupo de Pesquisa Educação e Religião.

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Comment citer

Sueli de Jesus Rocha, T., & Rogério Azevedo Junqueira, S. (2013). A EDUCAÇÃO LIBERTADORA E OS FATORES QUE INTERFEREM NOS PROCESSOS EDUCATIVOS. Último Andar, (22), 83–100. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/16972

Numéro

Rubrique

Artigo