O cuidado como fator de amadurecimento espiritual
DOI :
https://doi.org/10.23925/ua.v24i38.53605Mots-clés :
Cuidado humano, Processo, Amadurecimento espiritualRésumé
O artigo aborda uma reflexão sobre o exercício do “cuidado” como um processo de amadurecimento espiritual. A pergunta inspiradora para o desenvolvimento deste trabalho foi: Como se configura o exercício do cuidado no cotidiano como processo de amadurecimento espiritual? Buscou-se compreender e avaliar as profundas transformações da sociedade que geram o padecimento da humanização em várias áreas (mental, corporal e espiritual), que tiram o ânimo de viver e o dom de cuidar; e discernir caminhos para o crescimento espiritual em que se possam buscar forças para superar todas as sombras e desafios, adquirindo maturidade por meio da dimensão do cuidado. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com alguns autores, com fundamento filosófico e teológico, tendo como pensamento-base os livros motivadores do filósofo e teólogo Leonardo Boff: “Saber cuidar” e “O cuidado necessário”. Conclui-se que o ato de cuidar é inerente ao Ser e necessário em seu processo de constituição no mundo. O estudo indica que acontece um avanço humano e espiritual quando a pessoa atinge um grau de maturidade durante seu processo de crescimento e começa a lidar bem com suas demandas, a relacionar-se amigavelmente com outras pessoas do seu meio, adquirindo aprendizado e capacidade para construir vínculos fraternos de cuidado.
Références
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2009.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2006.
BOFF, Leonardo. Saber cuidado: ética do humano – compaixão pela terra. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2012a.
BOFF, Leonardo. O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade. Petrópolis: Vozes, 2012b.
CAMPOS, Eugênio Paes. Quem cuida do cuidador: uma proposta para os profissionais da saúde. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
CÉSAR, Constança Marcondes. A noção do cuidar em Paul Ricoeur. In: PEIXOTO, Adão José; HOLANDA, Adriano Furtado (Coords.). Fenomenologia do cuidado e do cuidar: perspectivas multidisciplinares. Curitiba: Juruá, 2011.
CHAUI, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2012.
FERNANDES, Marcos Aurélio. Do cuidado da fenomenologia à fenomenologia do cuidado. In: PEIXOTO, Adão José; HOLANDA, Adriano Furtado (Coords.). Fenomenologia do cuidado e do cuidar: perspectivas multidisciplinares. Curitiba: Juruá, 2011.
GRÜN, Anselm; SARTORIUS, Christiane. Amadurecimento espiritual e humano na vida religiosa. Tradução Monika Ottermann. São Paulo: Paulinas, 2006. (Coleção viver melhor).
HEIDEGGER, Martins. Ser e tempo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. (Coleção Pensamento Humano).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Jhauber Luiz Moreira da Silva 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.