A TOLERÂNCIA DOS DEUSES É DIABOLICAMENTE FASCINANTE
Mots-clés :
Guerreiro, músico, humanista, solidariedade, sanguinário, filho, amorRésumé
A religião dos orixás espalhada pelas Américas, mais do que na sua terra de origem, é um sistema extremamente complexo que exige um sofisticado vocabulário para que se chegue mais perto de uma leitura capaz de oferecer a compreensão do fenômeno. Uma experiência deste nível não pode ser simplesmente explicada: ele deve ser compreendida no universo de cultura. Esses deuses, às vezes tratados como figuras diabólicas, assombram e fascinam.
Références
BOTAS, Paulo. Carne do sagrado. Edun Ara. Petrópolis: Vozes, 1996.
BRITO, Ênio. Interfaces do sagrado em vésperas de milênio. São Paulo: Olho D’água, 1996.
ELIADE, Mircea. Ferreiros e alquimistas. 2. ed. Trad. Carlos Pessoa, Coleção Antropos. Lisboa: Relógio D’água, 1976.
FATUMBI, Awo Fa’lokun. Ìbà ‘ Se Òrisà. New York: Original Publications, 1994.
RODRIGUÉ, Maria das Graças de Santana. Experiência religiosa e trabalho de campo - Ilé Axé Opô Afonjá. Salvador, 1979-1997.
WANDE, Abimbola. Sixteen Great Poems oflfá. Unesco, 1975.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria das Graças de Santana Rodrigué 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.