RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS DENTRO E FORA DAS ESCOLAS

Auteurs

  • Arlindo Nascimento Rocha PUC-SP Ciência da Religião

DOI :

https://doi.org/10.23925/1980-8305.2018i1p18-32

Mots-clés :

Religiões afro-brasileiras, multireligioso, sistema educativo, currículo.

Résumé

A formação cultural e social do Brasil como um país multirreligioso deve-se, em parte, à presença de vários povos com suas respetivas religiões. Os especialistas não têm dúvidas sobre a importância que os africanos tiveram nessa formação, mas, ainda existem muitos preconceitos que precisam ser desmistificados. Isso só será possível a partir do momento que o sistema educativo brasileiro integrar no currículo matérias que visam abordar de forma sistemática aspetos relativos às religiões de matriz africana, visando colocá-los em pé de igualdade com as outras que foram introduzidas no Brasil. O objetivo desse artigo é analisar o estatuto atual das religiões afro-brasileiras dentro e fora das escolas e seu respetivo impacto na formação religiosa do país. Para isso, usaremos como suporte a revisão bibliográfica para que possamos trazer de forma sistematizada diversas posições de autores que se dedicam ao estudo do tema.

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Publiée

2018-12-20

Comment citer

Rocha, A. N. (2018). RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS DENTRO E FORA DAS ESCOLAS. Último Andar, (32), 18–32. https://doi.org/10.23925/1980-8305.2018i1p18-32