EXPERIÊNCIA SAGRADA DO POVO YE’KUANA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2018i2p164-174Parole chiave:
Cajuña, Wanadi, Odosha, Ättä, A’daja.Abstract
O povo Ye’kuana vive nos estados Amazonas e Bolívar localizados ao sul da Venezuela. Um pequeno grupo habita no Brasil, em Roraima. Os Ye’kuana vivem numa sociedade que não tem construções de templos. Por isso, não raras vezes são interpretados pelos ocidentais como um povo não religioso. O presente artigo busca compreender e evidenciar a experiência sagrada dos Ye’kuana a partir da análise de duas representações simbólicas: A Ättä, a casa comunitária, e a A’daja, a roça. A obra de Mircea Eliade, O Sagrado e o Profano, ajuda a compreender como eles podem conectar com o mundo do Ser Supremo Wanadi vivendo na Terra que está nas mãos de Odosha, opositor de Wanadi. Como recurso metodológico privilegia os anos de convivência que a autora tem com os Ye’kuana.
Riferimenti bibliografici
BARANDIARÁN, Daniel de. Introducción a la Cosmovisión de los Indios Ye’kuana-Maquiritare. Revista Montalbán, Caracas, n. 9, p. 737-1004, 1979.
BARANDIARÁN, Daniel de. Shamanismo Ye’kuana o Maquiritare. Revista Antropológica. Caracas, n. 11, p. 61-90. Sociedad de Ciencias Naturales La Salle, 31 de agosto 1962.
CIVRIEUX, Marc de. Watunna; un ciclo de creación en el Orinoco. 2. ed. Caracas: Monte Ávila Editores, 1992.
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FERREIRA, Eleusa Socorro C. Sichukä Jiakädö (Nenê, vem tomar banho). Uma análise de um rito de proteção Ye’kuana e da tentativa de apropriação no ritual do Batismo Católico. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, PUC-SP, 2011.
GUSS, David. Tejer y Cantar. Caracas: Monte Ávila Editores, 1990.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.