Mediação e os documentos oficiais

Alexandre José Silva

Resumo


Conhecer os documentos oficiais que regulam ou servem de parâmetros para a formação docente e o modo como o conceito de mediação se insere nos textos oficiais  pode contribuir para que se tenha uma melhor percepção a respeito da relação ensino-aprendizagem de crianças e jovens. O presente artigo faz, pois, um breve tratamento da questão a partir da leitura e análise dos documentos denominados PCN, PCN+ e ORIENTAÇÕES CURRICULARES. Para tanto, o conceito de mediação (implícito ou explícito) identificado foi visto como uma ação escolar de relação muito próxima aos pressupostos teóricos elaborados, defendidos e aumentados por Reuven Feuerstein: mediador/mediação pode ser alguém que trabalha interagindo com algum aprendiz estimulando suas cognições e organizando o seu pensamento (com o objetivo único e exclusivo de promover melhorias em seus processos de aprendizagem). Conclui-se que os documentos oficiais, embora não apresentem um receituário de como realizar a prática docente (e ainda bem que não apresentam), funcionam como ótimos aparatos bibliográficos no processo de formação docente.


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