ANÁLISE DA CONECTIVIDADE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Helena Corrêa da Silva Matei Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

conectividade, “bilhetes-interativos”, reescrita

Resumo

O artigo trata dos elementos coesivos que poderiam substituir o emprego repetitivo do conectivo e utilizado por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em suas produções textuais. Tendo em vista os diversos “tipos de interdependência semântica das frases” que esse conectivo pode exprimir, conforme Fávero (1987), e as quatro etapas do processamento de produção textual abordadas por Sautchuk (2003), Leite e Pereira (2009) e Ruiz (2010), este artigo visa um trabalho de reescrita por meio de “bilhetes-interativos” propostos por Ruiz (2010) que oriente o aluno a reescrever seu texto, considerando aspectos que vão além de um enfoque somente restrito a questões pontuais e ao gênero textual.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Helena Corrêa da Silva Matei, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Maria Helena Corrêa da Silva Matei

Departamento de Língua Portuguesa

Área Língua Portuguesa

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Downloads

Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Artigos