ANÁLISE DA CONECTIVIDADE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Helena Corrêa da Silva Matei

Resumo


O artigo trata dos elementos coesivos que poderiam substituir o emprego repetitivo do conectivo e utilizado por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em suas produções textuais. Tendo em vista os diversos “tipos de interdependência semântica das frases” que esse conectivo pode exprimir, conforme Fávero (1987), e as quatro etapas do processamento de produção textual abordadas por Sautchuk (2003), Leite e Pereira (2009) e Ruiz (2010), este artigo visa um trabalho de reescrita por meio de “bilhetes-interativos” propostos por Ruiz (2010) que oriente o aluno a reescrever seu texto, considerando aspectos que vão além de um enfoque somente restrito a questões pontuais e ao gênero textual.


Palavras-chave


conectividade, “bilhetes-interativos”, reescrita

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




     INDEXADORES: