ANÁLISE DA CONECTIVIDADE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Maria Helena Corrêa da Silva Matei Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

conectividade, “bilhetes-interativos”, reescrita

Resumen

O artigo trata dos elementos coesivos que poderiam substituir o emprego repetitivo do conectivo e utilizado por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em suas produções textuais. Tendo em vista os diversos “tipos de interdependência semântica das frases” que esse conectivo pode exprimir, conforme Fávero (1987), e as quatro etapas do processamento de produção textual abordadas por Sautchuk (2003), Leite e Pereira (2009) e Ruiz (2010), este artigo visa um trabalho de reescrita por meio de “bilhetes-interativos” propostos por Ruiz (2010) que oriente o aluno a reescrever seu texto, considerando aspectos que vão além de um enfoque somente restrito a questões pontuais e ao gênero textual.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Helena Corrêa da Silva Matei, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Maria Helena Corrêa da Silva Matei

Departamento de Língua Portuguesa

Área Língua Portuguesa

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Publicado

2016-07-31

Número

Sección

Artigos