ANÁLISE DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MANUAL DIDÁTICO DE E/LE À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA

Georgia Tath Lima de Oliveira, Aluiza Alves de Araújo, Rakel Beserra de Macêdo Viana

Resumo


Neste artigo, discutimos a existência de variantes linguísticas na língua espanhola e a sua abordagem em manuais didáticos no ensino de E/LE. Metodologicamente, utilizamos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]) na análise de manuais didáticos da coleção Aula Internacional com vistas a evidenciar a existência ou ausência de conteúdos que apresentam e trabalham a variação linguística no ensino de E/LE. Após a análise dos manuais, verificamos que, embora haja avanços no sentido de desenvolver um ensino de língua mais próximo da realidade linguística da língua estudada, ainda há muito que se ser feito para que esse tipo de ensino seja, de fato, concretizado.

Palavras-chave


Ensino de língua estrangeira; Espanhol como língua estrangeira (E/LE); Variação linguística; Manual didático;

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