A PRODUÇÃO ORAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA E A NOÇÃO DE CRONOTOPO

Autores

  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Oralidade, Atividades Didáticas, Dialogismo

Resumo

O presente texto se propõe a discutir sobre a noção bakhtiniana de cronotopo numa perspectiva de articulação com a minha pesquisa de mestrado em andamento que visa refletir sobre as práticas de produção oral no ensino de língua portuguesa. Identifico a necessidade dessa reflexão pela problemática da oralidade nas atividades didáticas em sala de aula quando comparada com a valorização da escrita no ensino; além disso, por acatar a concepção dialógica de linguagem, objetivo apresentar como a noção de cronotopo, imbricada no dialogismo, também contribui para os estudos sobre ensino e aprendizagem de línguas, assim como as de compreensão responsiva ativa, gêneros do discurso e etc.

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Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas (CNPq/UFAL) e do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas – GENA (CNPq/UNEAL).

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Publicado

2018-09-26