A PROBLEMÁTICA DA ORALIDADE A PARTIR DOS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO

Autores

  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas
  • Antonia Maria Medeiros da Cruz Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Ensino, Formação do Professor, Língua Portuguesa

Resumo

Este ensaio se propõe a refletir sobre a problemática da oralidade a partir dos estudos sobre letramento. No campo da Linguística Aplicada (LA), a necessidade em se discutir sobre a oralidade é constante, uma vez que a sociedade vigente vem se pautando cada vez mais na exclusividade da língua escrita, principalmente no contexto escolar. A escrita deste texto, a nosso ver, serve como um impulso para que se desenvolvam novos olhares para o ensino e a formação do professor de línguas, tendo como tema principal a importância de se aprimorar a oralidade em articulação com a escrita em contexto de ensino e aprendizagem e de se desenvolver práticas de letramento no citado contexto.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas (CNPq/UFAL) e do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas – GENA (CNPq/UNEAL).

Antonia Maria Medeiros da Cruz, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Bolsista CAPES. Membro do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa - GIFOP (CNPq/UFAL).

Downloads

Publicado

2018-12-19